Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os casamentos consanguíneos, isto é, as relações matrimoniais entre indivíduos com grau de parentesco muito próximo (pais com filhos ou entre irmãos e até mesmo primos de primeiro e segundo grau),representam mais do que um preconceito ridicularizado em certos casos e culturas, porém um relevante aspecto genético com consequências hereditárias. 

Não é via de regra resultar malefícios aosdescendentes, contudo, abrange a probabilidade de uma concepção (gravidez e nascimento) de indivíduos com anomalias estruturais (deformidades anatômicas) ou distúrbios fisiológicos (funcionamentoenzimático), comprometendo a homeostase orgânica. 

Podendo ocorrer em razão da existência de características gênicas de uma população (genes raros), conferindo a manifestação de “aberrações” ou doençasprovocadas por um genótipo homozigótico recessivo pouco comum, ou seja, encoberto pelo heterozigótico ou pela maioria homozigótico dominante, por exemplo: 

Supondo que uma anormalidade recessivaocasione o não desenvolvimento de um dos membros inferiores (ausência de uma das pernas), portanto, um padrão incomum na população (entre seres humanos). Caso seja mantido o cruzamento incestuoso (relaçãosexual entre familiares, com fecundação de gametas e desenvolvimento do embrião) entre indivíduos heterozigóticos para essa anomalia, a probabilidade dos descendentes manifestarem a deformidade éconsiderável, se comparado a um cruzamento entre entes sem parentesco. Visto que a família em questão possui o alelo recessivo (raro), e o alelo dominante é predominante na população. 

Da análisegenotípica, temos: 

PP (alelos dominantes em homozigose) → indivíduo normal; 
pp (alelos recessivos em homozigose) → indivíduo apresentando deformidade; 
Pp (alelos em heterozigose) → indivíduo normal,porém portador do gene condicionado pelo alelo recessivo. 

Do cruzamento entre irmãos heterozigóticos, são possíveis os seguintes genótipos para os descendentes: 

Geração parental: (♀) Pp x...
tracking img