Apneia do sono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é apnéia do sono

A apnéia do sono é uma desordem comum que pode ser muito séria. Durante apnéia do sono a respiração pára ou fica muito fraca quando a pessoa dorme. Cada pausa na respiração dura geralmente entre 10 a 20 segundos, ou mais. Essas pausas podem ocorrer de 20 a 30 vezes ou mais a cada hora.
O tipo mais comum de apnéia do sono é a obstrutiva. Durante o sono, ar suficientenão consegue ir para os pulmões através da boca e nariz, mesmo que a pessoa tente respirar. Quando isso acontece, a quantidade de oxigênio no sangue pode cair. A respiração normal então começa novamente com o ronco alto.










Quando o sono durante a noite é perturbado, a pessoa pode ficar bastante sonolenta durante o dia. Com apnéia do sono, a pessoa não tem um sono tranqüiloporque:
* Os rápidos episódios de apnéia ocorrem muitas vezes.
* A pessoa pode ter rápidas quedas de níveis de oxigênio no corpo.
* A pessoa vai do sono profundo para o superficial várias vezes durante a noite, resultando em queda na qualidade do sono.

Pessoas com apnéia do sono freqüentemente têm ronco alto. Porém, nem todas as pessoas que roncam têm apnéia.
Apnéia do sono semtratamento pode elevar as chances de ter pressão alta, diabetes, acidentes no trânsito e trabalho e até ataque cardíaco e derrame.












Causas da apnéia do sono
A apnéia do sono ocorre quando o ar suficiente não consegue ir até os pulmões quando se está dormindo. Quando a pessoa está acordada, e normalmente durante o sono, os músculos da garganta a mantém aberta e o ar fluiaté os pulmões. Porém, na apnéia obstrutiva do sono a garganta fecha por períodos curtos de tempo, causando pausas na respiração. Com essas pausas na respiração, o nível de oxigênio no organismo pode cair.  Essa situação acontece se ocorrer uma das condições abaixo:
* Os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal.
* As amídalas e adenóides são grandes.
* A pessoa está acimado peso. Excesso de tecido mole na garganta dificultam mantê-la aberta.
* O formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca e garganta.

Apnéia central é um tipo raro de apnéia do sono que acontece quando a área do cérebro que controla a respiração não envia os sinais corretos para os músculos respiratórios. Então não há esforço para respirar por brevesperíodos. O ronco não é típico na apnéia central.


Tratamento da apnéia do sono

O tratamento da apnéia do sono visa restaurar a respiração regular durante a noite e aliviar os sintomas como ronco alto e sonolência durante o dia. O tratamento também ajudará em problemas de saúde associados à apnéia do sono, como pressão alta e risco de ataque cardíaco e derrame. Algumas pessoas com apnéia dosono podem se beneficiar da cirurgia. O tipo de cirurgia depende da causa da apnéia do sono.


Mudanças de hábitos
Pessoas com apnéia do sono devem algumas mudanças de hábitos, como:
* Evitar o consumo de álcool, fumo, e remédios para dormir.
* Emagrecer caso esteja acima do peso.
* Dormir de lado ao invés de bruços.






Apnéia do Sono
Dra. Ariane Mutti
PneumologiaApnéia do sono é definida como paradas repetidas e temporárias da respiração durante o sono e é freqüentemente associada ao ronco.O ronco,por sua vez é a tradução sonora de um estreitamento da via aérea durante a passagem de ar.

A Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono (SASO) ocorre quando o esforço respiratório é iniciado, mas o ar não chega aos pulmões pela obstrução da via aérea.É mais freqüente emobesos com aumento do volume do abdomen e que apresentam pescoço curto.

O exame utilizado para se fazer o diagnóstico chama-se polissonografia. No exame se determina o número de episódios de apnéia (parada da respiração) e hipopnéia (respiração superficial) que ocorrem durante a noite (Índice de Apnéia /Hipopnéia-IAH) e à partir deste número se classifica a apnéia em leve, moderada ou...
tracking img