Aplologia de socrates

530 palavras 3 páginas
A pergunta com a qual nos começamos a discussão sobre o artigo “apologia de Sócrates” de Platão é a seguinte, O que faz um filosofo?
Um filosofo na realidade é uma pessoa que busca o conhecimento não se diz ser um sábio, pois uma pessoa sabia é aquela que sabe tudo e um filosofo não sabe tudo. Ele busca saber, ou seja, ele não é uma pessoa boa na oratória nem enganador é simplesmente alguém que utiliza a fala como um método de compreensão para que as pessoas entendam qual sua função na sociedade, na realidade é fazer com que as pessoas entendam que acima do dinheiro da riqueza dos bens materiais da condição social e do seu grau de nobreza acima de tudo as pessoas precisam ter as virtudes não como uma obrigação nem como uma prioridade, mas como uma coisa muito importante para nos sermos pessoas de bem.
Um filosofo não tenta corromper ninguém nem obriga as pessoas a crer no que ele diz, não pede remuneração em troca do conselho que ele da e ao contrario não visa lucro algum quando começa a falar ,só faz uma coisa tem a esperança de que não haja ninguém que leve o que ele faz ou fale para um caminho ruim.
O conceito que a sociedade moderna e antiga tem sobre os filósofos deve ser renovado sobre que eles são pessoas embriagadas com chinelos de dedos, camisetas amassadas e sem compromisso com coisas concretas.
O artigo cita que Sócrates era julgado por tentar corromper as pessoas. Em sua defesa ele fala que prefere ser condenado a ter que enfrentar tal desgraça, pois ele era inteligente suficiente para saber que querendo ou não sua imagem ficaria suja por esse motivo ele deixa seus aprendizes para que eles possam continuar esse trabalho que a maioria dos filósofos buscam pregar que é que nem sempre somos sábios suficientes sempre temos o que aprender ,ou seja , a defesa de socrates é baseada no fato do que os filosofos são no que eles acreditam e que eles procuram passar para as pessoas não é algo errado mais muitas vezes pode ser a solução para grandes problemas.

Relacionados