Resumo de filosofia - av1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Filosofia – AV1

1) Defina Filosofia.
Conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza. Trabalha com questões verdadeiras e objetivas e a sua principal determinação é a indagação filosófica de cada tema. Inicia-se o uso do raciocínio.
* Diferença da Filosofia para a ciência é a coerência.
2) O que é mito? E qual a sua função?
É uma resposta fantasiosa, sem compromisso com averdade para dar uma explicação para os fenômenos da natureza e da vida.
COSMOGONIA – COSMO= Universo e GONIA= Princípio; É a busca da origem, busca relatar o princípio do mundo.
TEOGONIA – TEO=DEUS e GONIA= Princípio; Busca a origem dos deuses.
COSMOLOGIA - COSMO= Universo e LOGIA= Estudo; Busca a racionalidade do universo.
3) Quais as condições históricas para o surgimento da Filosofia?
As viagensmarítimas, que permitiam aos gregos visitar os locais que os mitos diziam ser habitados por monstros e seres mitológicos, na verdade eram habitados por outros homens. A invenção do calendário, que é uma forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem. A invenção da moeda, que permitiu uma forma de troca. O surgimento da vida urbana, com opredomínio do comércio e do artesanato. A invenção da escrita alfabética, que revela o crescimento da capacidade de abstração e de generalização e a invenção da política, que relata ideia de lei, surgimento de um espaço público e estimulo do pensamento e um discurso público e não mítico.
* O nascimento da Filosofia na Grécia é marcado pela Cosmogonia e pela Cosmologia.
4) Qual é a característica daFilosofia Pré-socrática?
Caracteriza-se com a preocupação com a natureza do mundo exterior.
* As duas principais fontes de conhecimento dos filósofos pré-socráticos são: a doxografia e os fragmentos, onde a doxografia apresenta seu pensamento na palavra de outro filósofo e os fragmentos nos dão as próprias palavras do pensador.
5) O que busca e qual a contribuição de Heráclito para a Filosofia?Busca compreender a multiplicidade do real. Observou a movimentação da vida, e pode ser considerado o principal representante do mobilismo. Acredita que tudo muda, tudo se transforma, que as coisas estão em constante transformação, mas a realidade possui uma unidade básica, uma unidade na pluralidade. Para Heráclito o fogo simboliza o caráter dinâmico da realidade. O ser humano tem doisinstrumentos para o conhecimento da verdade, a sensação e a razão, não considera a primeira válida fazendo a segunda o critério da verdade.
* Vê a realidade marcada pelo conflito entre os opostos, não de maneira negativa, mas sendo a garantia do equilíbrio, assim os opostos se completam. (dia e noite, vida e morte...). A REALIDADE É A RENOVADA HARMONIA DOS CONTRÁRIOS.
* Fragmento do Rio – “Não podemos nosbanhar duas vezes no mesmo rio, porque o rio não é mais o mesmo.” Sintetiza exatamente a ideia da realidade em fluxo.
* Heráclito influencia a abordagem do existencialismo.
* MOBILISTA – A realidade natural se caracteriza pelo movimento.
6) O que busca e qual a contribuição de Parmênides para a Filosofia?
Distingue realidade de aparência. A única realidade é o ser imutável, único, imóvel. Para eleo movimento existe apenas no mundo sensível levada a efeito pelos sentidos, é ilusória. Só a razão é verdadeira, pois está submetido ao princípio de IDENTIDADE E NÃO CONTRADIÇÃO, que é o pressuposto básico de qualquer raciocínio. É o introdutor de uma das distinções mais básicas no pensamento filosófico, que é a distinção entre realidade e aparência. Devemos buscar o que permanece na mudança, sehá algo de estável que me permite identificar o objeto como o mesmo.

* O ser e o pensar são a mesma coisa, sem o ser, no qual o pensar encontra-se expresso, não há pensamento.

* MONISTA – A doutrina da existência de uma realidade única. Que caracteriza o movimento apenas como aparente, como um aspecto natural das coisas.
7) Qual a definição de Sofistas e qual a sua contribuição para o...
tracking img