Apendendo a ser pesquisador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDENDO A SER PESQUISADOR

Autor: Prof. Antonio Carlos Ribeiro da Silva[1]

Os poucos professores que me impressionaram, não foram os que tal como eu era, com um humanismo que despertou e atraiu meu espírito inseguro e me chamou a assumir minha existência com minhas próprias mãos.
Charles Chaplin


Este textoé um convite à reflexão sobre a importância de dedicarmos um pouco do muito tempo que temos à aquisição de uma postura de pesquisador. É um repensar de nossas ações a fim de termos sucesso nos estudos e crescermos em novos conhecimentos e descobertas.
Poderemos fazer dos Estudos uma aventura prazerosa, basta exercermos com autonomia o ato de aprender. Este capítulo faz uma análise daaprendizagem autônoma que todo indivíduo precisa possuir para caminhar nos estudos e obter sucesso tanto pessoal quanto profissional. Aborda a importância da leitura e orienta na etapa da seleção e organização do material de estudos.
Caminhemos juntos nesta descoberta.



1.1.Aprendizagem Autônoma


Todo aquele que pretende enamorar-se da Ciência precisa desenvolver uma ação individual dedescoberta para os estudos e busca, constante, saciar a vontade de conhecer que é inerente ao ser humano.
Embora seja um pressuposto teórico que a aprendizagem é pessoal e intransferível, as instituições educacionais, na sua maioria, ignoram esses pressupostos e tiram as oportunidades dos alunos de construírem o seus próprios conhecimentos, uma vez que a prática pedagógica, como um todo,caracteriza-se por conduzi-lo a uma aprendizagem mecânica, pautada em modelo passivo, receptivo, autoritário e competitivo.
O Conhecimento precisa ser conduzido a uma prática autônoma, atitude que sugere três questionamentos:
- o que é aprendizagem autônoma?
- para que serve?
- em que situação é desejável ou necessária?

Para responder à primeira pergunta, carece de se definir oque é autonomia, que,
no momento presente, bastante utilizada, significa no verbete da nossa língua pátria “faculdade que tem o indivíduo de governar, de se decidir.”
Transportando-se para a aprendizagem autônoma, está implícito que, nesse processo, o aluno deve ser responsável pela sua aprendizagem, o que não está subentendido a eliminação do professor na gestão de atividade de ensino.

Osindivíduos devem procurar nas suas descobertas uma constante curiosidade científica, analisando o contexto histórico em que as coisas acontecem.

A Aprendizagem Autônoma está fundamentada nos princípios da Epistemologia Genética, teoria que explica a construção do conhecimento nos seres humanos.

No entanto, caso se procure uma maior compreensão do assunto, é necessário refletir sobre o queé aprender a aprender, condição primeira para o aluno tornar-se um aprendiz autônomo.

Para PICHON (1987), “aprender a aprender implica aprender a pensar”, ou seja, na transformação de um pensamento linear, lógico, formal em um dialético que visualize as contradições no interior dos fenômenos. O aluno deixa de ser um mero repetidor e cumpridor de tarefas determinadas pelo professor, pois, coma mudança de atitude dos docentes em permear as alterações no comportamento dos alunos, leva-os a vencer a dependência do professor para ser protagonista de sua própria aprendizagem.

Para DEMO (2001,p.47) “Aprender é a maior prova da maleabilidade do ser humano, porque, mais que adaptar-se à realidade, passa a nela intervir”. O Indivíduo que, ao reconstruir o seu próprio espaço, para querealize saltos de qualidade na aventura prazerosa e enriquecedora que é CONHECER consegue estruturar seu pensamento de maneira ordenada e coerente. Quando se aprende apropria-se o conhecimento e despreza-se a mera memorização e reprodução de idéias alheias e constroem-se os próprios referenciais,entendendo neste contexto que conhecer é apropriar-se, desvendar, desbravar novas possibilidades de...
tracking img