Aparelho reprodutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APARELHO REPRODUTOR FEMININO

O aparelho reprodutor feminino ou sistema reprodutor feminino é o sistema de órgãos da mulher envolvidos na reprodução. Ele compõe-se de órgãos situados externamente ao corpo (pudendo feminino) e de órgãos localizados no interior do abdome (vagina, útero, um par de tubas uterinas e um par de ovários).

ANATOMIA E FISIOLOGIA

O pudendo feminino (anteriormentechamado de vulva) localiza-se na região baixa do ventre, entre as coxas, sendo constituído pelas estruturas denominadas lábios maiores, lábios menores, clitóris e vestíbulo vaginal. Os lábios maiores são duas dobras grossas de pele que se estendem paralelamente desde a região inferior do púbis até as proximidades do ânus. Internamente aos lábios maiores, há duas pregas de pele menores e maisdelicadas, os lábios menores, delimitam a entrada da vagina, região denominada vestíbulo vaginal.
Na região anterior do pudendo feminino, perto da junção dos lábios menores, localiza-se o clitóris, um órgão com cerca de 1 centímetro de comprimento, constituído por tecido erétil, que se enche de sangue e fica intumescido durante a excitação sexual. O clitóris é considerado um órgão homólogo ao pênis,mas, diferentemente deste, não contem a uretra.
A uretra das mulheres abre-se como uma pequena fenda no vestíbulo vaginal, entre o clitóris e a abertura da vagina. No vestíbulo, nos lados da abertura vaginal, desemboca os condutos de um par de glândulas (glândulas vestibulares maiores, ou glândulas de Bartholin) produtoras da secreção lubrificante, que facilita a penetração do pênis durante o atosexual, Nas mulheres virgens, isto é, que nunca tiveram relação sexual vaginal, o orifício da vagina é parcialmente recoberto pelo hímen, uma membrana mucosa de função ainda desconhecida que, em geral, se rompe no primeiro ato sexual.
A vagina é um tubo de paredes fibromusculares, com cerca de 10 centímetros de comprimento, que vai do pudendo feminino até o útero, com o qual se comunica. As paredesda vagina dilatam-se durante a excitação sexual e a grandes glândulas vestibulares secretam a substancia com função lubrificante que facilitam a penetração do pênis.
O útero é um órgão muscular, oco, de tamanho e formas parecido com os de uma pêra. Em mulheres que nunca engravidaram ele mede cerca de 7,5 centímetros de comprimento por cerca de 5 centímetros de largura. A porção mais afilada doútero, conhecido como cérvix uterino, ou colo uterino, é rica em tecido conjuntivo fibroso e tem consistência mais firme que o restante do órgão. A parede uterina com cerca de 2,5 centímetros de espessura, é constituída por músculos e pode expandir-se muito durante a gravidez. O cérvix uterino projeta-se para o interior da vagina, comunicando-se com ela por meio de uma pequena abertura que, duranteo parto, dilata-se e permite a saída do bebe.
O interior do núcleo é revestido pelo tecido endométrio, um tecido rico em glândulas, vasos sanguíneos e vasos linfáticos. A partir da puberdade, o endométrio torna-se periodicamente (a cada 28 dias aproximadamente) mais espesso e mais rico em vasos sanguíneos, pré parando o organismo da mulher para uma possível gravidez, se esta não ocorrer, partedo endométrio que se desenvolveu é eliminada, juntamente com o sangue resultante da degeneração dos vasos sanguíneos, em um processo chamado menstruação. O período entre uma menstruação e outra é chamado de ciclo menstrual.
A porção superior do útero, mais rombuda que o colo uterino, conecta-se a dois canais, as tubas uterinas, anteriormente denominadas trompas de Falópio, cujas extremidadessituam-se próximas dos ovários, as gônadas femininas.
As tubas uterinas (ou ovidutos) são dois tubos curvos, com cerca de 10 centímetros de comprimentos, ligados a parte superior do útero. A extremidade livre de cada tuba uterina é alargada e franjada, situando-se próxima de um dos ovárioss. O interior das tubas é revestido por células dotadas de cílios, cujos batimentos criam uma corrente de...
tracking img