Análise Vygotskyana do filme O Enigma de Kaspar Hauser

919 palavras 4 páginas
Análise Vygotskyana do filme “O Enigma de Kaspar Hauser”
Vailma Reis Gomes Lima1

Resumo
Este filme apresenta uma criança selvagem, encarcerada, sem nenhum contato verbal ou social até os seus 16 anos. Esta criança, quando levada a uma comunidade alemã, passa a ser objeto de curiosidade e estudo pelo fato de não conseguir se expressar, conceituar, raciocinar, ou até mesmo diferenciar sonho de realidade. Durante sua convivência nesta comunidade, pôde ser observado o seu desenvolvimento linguístico e social de Kaspar Hauser, sob o viés da teoria sócio-interacionista vygotskyana. É destacada a interação como o outro, a qual foi essencial para o desenvolvimento e aprendizagem do protagonista do filme.
A teoria sócio-interacionista de Vygotsky pressupõe que o desenvolvimento cognitivo acontece por meio da interação social entre duas ou mais pessoas, que trocam experiências, criando novos conhecimentos. Alguns estudiosos resumem a teoria de Vygotsky como: “Na ausência do outro, o homem não se constrói homem” (OLIVEIRA, 1992, p. 68); “O saber que não vem da experiência não é realmente saber” (VYGOTSKY, 1989, p. 75): “O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa” (VYGOTSKY, 1984, p. 33).
Isso ocorre porque existem situações em que a criança não conseguirá solucionar sozinha, pois algumas de suas funções mentais ainda não estão consolidadas. Sendo assim, a zona de desenvolvimento proximal é a fase em que acontece a aprendizagem, que consiste na
“...distância entre o nível de desenvolvimento atual, determinado pela solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob orientação de adultos ou em colaboração com pares mais capazes.” (FILATRO, 2007, p.85).

De fato, as relações do homem com o mundo não são diretas, mas mediadas pela utilização de signos e instrumentos e de fora para dentro. Para Vygotsky, signos são símbolos que significam algo, como, por exemplo, o

Relacionados

  • QUEST O 14 PAE
    10236 palavras | 41 páginas
  • psicologia_do_desenvolvimento
    78676 palavras | 315 páginas
  • Psicologia do desenvolvimento
    78576 palavras | 315 páginas
  • Psicologia do desenvolvimento
    86597 palavras | 347 páginas