Análise de livreo didático: verbo.

1121 palavras 5 páginas
ANÁLISE DE LIVRO DIDATICO:
Conteúdo: Verbo

“O livro didático é um farto material lingüístico para se refletir a linguagem. Logo deve ser elaborado de maneira a fugir as formas cristalizadas que proliferam nos manuais didáticos, priorizando sempre o aluno, de forma que o mesmo seja capaz de discutir, sentir, refletir e transformar a sua linguagem”. (Infante & Nicola, 1994).

Há anos que o principal material de apoio didático é o próprio livro didático. Assim sendo, acreditamos que este deve ser o mais completo e atualizado possível e por isso deverá ser escolhido com cautela, baseado em critérios tais como: realidade da escola, objetivo do ensino de língua materna e adequações aos PCNs( Parâmetros Curriculares Nacionais). Devemos ter em mente que os livros didáticos devem contemplar a gramática normativa de forma significativa, permitindo assim que o aluno conheça as normas gramaticais que regem a Língua Portuguesa e, a partir desse conhecimento, possam fazer as suas escolhas de acordo com as circunstâncias de usos.
Durante muito tempo teve-se uma idéia de que a gramática deveria ser ensina sozinha, a partir de regras e exercícios exaustivos que, na realidade, fazia com que o aluno se cansasse de estudar a língua, a tinham como maçante, e se preocupavam apenas em decorar as regras sem relacioná-las na produção de texto, ou no seu dia a dia. Atualmente há uma nova concepção do ensino da gramática, segundo Travaglia (2001), “Todo livro didático deverá propiciar ao aluno a interação com a linguagem, uma vez que todo falante nativo possui uma gramática internalizada da língua”. Entende-se aqui por gramática internalizada a capacidade que todo falante nativo tem de gerar seqüências lingüísticas gramaticais próprias e típicas da língua.

METODOLOGIA
O verbo quer na língua materna, quer nas línguas estrangeiras, é considerado «o centro, o sol da frase» (Nery, 1993, p.33), pois todas as palavras se organizam à sua volta. É através dele que nos situamos uns

Relacionados