Análise da influência da educação corporativa no desenvolvimento dos prifissionais

619 palavras 3 páginas
1.INDROTUÇÃO
1.1. Antecedentes do problema e justificativa da pesquisa O mundo do trabalho vem sofrendo mudanças significativas no contexto organizacional. Essas mudanças estão diretamente realacionadas a evolução tecnológica, contexto ecomônico, social, político e educacional. Em nossa sociedade quase todo processo produtivo é realizado por meio das organizações. Pode-se considerar que na pré-história os seres humanos ja treinava suas habilidades de caça e pesca passando seu aprendizado de forma teórica e prática, e desta forma, ensinavam e aprendiam uns com os outros.
O século XX foi marcado por grande muçandas para as organizações, redefinindo admistração, o seu corpotamento no mercado e o desenvolvimento humano. Segundo Chiavenato (2002), pode-se visualisar três momentos marcante: A Era Industrial Clássica, a Era da Industrialização Neoclássica e a Era da Informação. Ainda, segundo o autor, a Era Industrial Clássica abrange o período de 1900 à 1950 dominada por forte industrialização (Rvolução Industrial), onde a administração de pessoas tinha uma abordagem prescritiva, normativa; sobressaía o mecanicismo e a robatização do operário. Não havia uma visão de trabalho em grupo o objetivo principal era diminuir o esforço e aumentar a podução. Segundo Girardi (2005), suger a teoria das relações humanas que impactou o mundo do trabalho nas décadas de 20, 30, 40, nos Estados Unidos coordenada por Elton Mayo e seus seguidores (1980-1949) que promoveu uma abordagem mais humanizada da gestão de pessoas. O ponto alto da Teoria das Relações Humanas de Mayo aborda que o trabalho é atividade grupal, ou seja, o operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social.
Chiavenato (2002), afirma que a Era da Informação, teve seu início no começo da década 1990 e prevalêcendo até os dias atuais. É um momento de mudanças rápidas, imprevisíveis e inesperadas. Com o avanço acelerado da tecnologia exigiu-se mudanças nos modelos organizacionais e

Relacionados

  • Tcc recursos humanos
    3164 palavras | 13 páginas
  • informação
    9162 palavras | 37 páginas
  • Consultoria
    15538 palavras | 63 páginas
  • Direção democrática e cidadã
    32773 palavras | 132 páginas