Any123

349 palavras 2 páginas
AULA TEMA 3 – BENCHMARKING Benchmarking pode ser entendido como um processo pró-ativo/positivo pelo qual uma organização examina como a outra está fazendo determinada função, a fim de melhorar essa função em sua empresa. Essa avaliação pode ser feita em produtos, serviços em geral e processos de trabalho. Dessa forma o Benchmarking é um ótimo instrumento de gestão que serve para melhorar o desempenho das empresas para que elas conquistem superioridade em relação à concorrência, facilitando um melhor desempenho da organização em situações críticas.
É importante ressaltar que o Benchmarking não pode ser visto com um fato isolado, pois se trata de um processo contínuo de aprendizagem que fornece informações preciosas, aumentando as oportunidades da empresa.
Entre suas metas temos a eliminação dos processos que prejudicam a empresa. Para implementação desse processo devemos passar pelas seguintes fases: * Planejamento * Coleta de Dados * Análise * Adaptação e Implementação
No planejamento identificamos as metas e objetivos a serem atingidos; em seguida recolhemos dados e informações; depois analisamos essas informações e dados que foram disponibilizados e por fim identificamos os fatores que serão responsáveis para melhoria dos resultados adaptando-os para implementação na tomada de decisões para melhoria na rentabilidade e competitividade da organização.
Desta maneira teremos benefícios como: * Melhor conhecimento da própria empresa; * Identificação das Unidades que têm maior desempenho; * Estimular e motivar a participação da equipe entre as áreas da empresa; * Identificar oportunidades para melhoria nas mais diversas áreas da empresa; * Melhor conhecimento dos concorrentes; * Aprender com os outros.

Como exemplos de casos de sucesso na utilização e implementação do Benchmarking temos a BC Telecon, Federal Express, Ameritech, Refinaria Pres. Getulio Vargas, Bunge Brasil, entre outras.
Em função do que foi falado

Relacionados