Fundamentos de banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Quando faz sentido utilizar um SGBD ao invés de simplesmente utilizar o sistema de arquivos? Quando não faz sentido utilizar um SGBD?

Quando usar: quando se faz necessário o controle de redundância; acesso de multiusuário; controle de segurança e acesso; consultas eficientes; controle de consistência e integridade; recuperação e restauração.

Quando não usar: dados e aplicações simples eestáveis; requisitos de tempo-real não puderem ser atendidos.

2. O que é independência lógica de dados e por que esse conceito é importante?

É a capacidade de alterar o esquema de um nível sem alterar o esquema do próximo nível superior.
Importante porque nem sempre uma alteração deve ser refletida no próximo nível, o que define se uma alteração lógica afeta o físico é o MM.

3. Expliqueas diferenças entre independência lógica de dados e independência física de dados.

Independência Lógica: pode ser alterado o esquema conceitual sem precisar alterar os esquemas externos, programas e aplicações.

Independência Física: pode ser alterado o esquema interno sem afetar o conceitual e externo.

4. Explique as diferenças entre esquemas externo, conceitual e interno. Como essesconceitos se relacionam com os conceitos de independência de dados?

Externo: é a visão que um grupo de usuários terá desse banco dados, permitindo assim que eles tenham acesso somente ao que lhes interessa. Aplicado para modelos de alto-nível ou modelo de dados de implementação.

Conceitual: é uma descrição global do banco de dados, que omite o detalhes da estrutura e armazenamento físico e seconcentra nas descrições dos tipos de relacionamentos, tipos de dados, restrições e entidades. Aplicado para modelos de alto-nível ou modelo de dados de implementação.

Interno: descreve a estrutura do armazenamento físico; detalhes de armazenamento de dados e caminhos de acessos às bases de dados.

5. Quais são as responsabilidades de um Projetista de Banco de Dados e do DBA?

Projetista deBD: tem a responsabilidade de identificar os dados que serão armazenados na base e escolher as estruturas apropriadas para representar e armazenar tais dados.

DBA: responsável por coordenar e monitorar o uso à base de dados, identificando problemas como: quebra de segurança ou baixa performance.

6. O Sr. Avarento quer guardar informações de seus funcionários (nome, endereço, momentospreocupantes). O volume de dados o forçou a decidir comprar um SGBD. Para economizar, ele quer comprar um que tenha apenas as características necessárias para executar uma aplicação stand-alone em seu PC. O Sr. Avarento não quer compartilhar essa lista com ninguém. Indique quais das seguintes características de SGBDs o Sr. Avarento necessita? Justifique.
– Segurança.
– Controle de concorrência.
–Recuperação após falhas.
– Mecanismos de visão.
– Linguagem de consulta.

Necessita de: Recuperação após falhas; Linguagem de consulta e Mecanismos de visão.

Recuperação após falhas – o BD do Sr. Avarento precisa ser íntegro sempre. Mesmo para um BD simples é necessário um sistema de recuperação no caso de falhas no momento de atualização dos dados.

Linguagem de consulta – o Sr. Avarentoprecisa alimentar/atualizar esse BD, portanto, uma linguagem para tais tarefas se faz extremamente necessária, caso contrário não seria necessário um BD, já que não teria informações.

Mecanismos de visão – tanto para inserção/alteração/ deleção ou consultar, ele precisará de algum meio simplificado para interagir com a base de dados, de forma que essas ações fiquem mais ‘agradáveis’ ao usuário.Não necessita: Segurança; Controle de concorrência.
Como será armazenado em uma única máquina e somente o Sr. Avarento terá acesso, as duas características acima não precisam ser adotadas pelo BD do Sr. Avarento.

7. Descreva os passos de um projeto de BD.

1 – Obter e analisar os requisitos do negócio;
2 – Elaborar o modelo conceitual;
3 – Elaborar o modelo lógico;
4 – Elaborar o modelo...
tracking img