Antrpocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antropocentrismo, sabemos que muitas pessoas o identificam como uma das ações que marcam a Renascença e o próprio desenrolar da Idade Moderna. Ao colocar o homem no centro das coisas, a posturaantropocêntrica manifestava-se em obras de arte nos tratados filosóficos. Isso significa dizer que os sentimentos, formas e instituições humanas eram pensadas e observadas com grande atenção.

Notandoessa mudança de posição, muitos podem dizer que o Antropocentrismo tenha nascido como uma resposta contrária aos modos de agir e pensar da Idade Média. Prosseguindo nesse tipo de argumentação, ocomportamento subordinado e místico do religioso homem medieval, seria trocado pela figura de um novo homem interessado em falar de seus problemas e das demais coisas terrenas.

Apesar de lógico, esseargumento não reflete as condições históricas vividas já na Idade Média para que o Antropocentrismo fosse possível. Já no século XII, podemos ver que o diálogo com as ideias greco-romanas, que são degrande traço antropocêntrico, começavam a se desenvolver em alguns escritos da época. No século seguinte, Santo Tomás de Aquino, influenciado por Aristóteles, registrava que o homem deveria ser posto comuma criatura privilegiada ao ser dotada de razão.

Com isso, vemos a configuração de um contexto medieval em que o Antropocentrismo já se desenvolvia enquanto possibilidade de compreensão do mundo.A ética moderna pode ser entendida como uma corrente doutrinária que vigorou, em especial, do século XVI ao início do século XIX. E, embora não seja tarefa fácil reduzir a um denominador comum asdiversas doutrinas éticas daquele período, é importante destacar sua tendência antropocêntrica, em contraste com a ética teocêntrica e teológica da Idade Média .

1.3.1. A Ética Antropocêntrica noMundo Moderno

A ética moderna foi predominante em uma sociedade marcada por uma série de transformações de ordem econômica, social, política e religiosa, que sucedeu o feudalismo. O homem adquiriu...
tracking img