Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Responda, então, às questões abaixo, considerando as formulações de MS para construir o capitalismo como objeto histórico de trocas mercantis no texto “Cosmologias do capitalismo...”
 
1. Quemsão os atores em cena?

O autor cita os chineses, os britânicos, os havaianos e os moradores do NO americano.

2. Como se relacionam?


A forma de ligação entre essas culturas se dá atravésdas relações comerciais.

3. Que linguagem falam?

A linguagem que é universal neste texto é a linguagem comercial, uma vez que diferentes nações, cada uma com sua língua própria, acabam seentendendo através das relações comerciais e seus tratados.

4. Como são traduzidos e interpretados os seus discursos (uns pelos outros)?

A abordagem de Marshall Sahlins é através das relaçõescapitalistas e os momentos que são tendenciosas à ao sistema de troca, em que alguns grupos tiveram demarcar as mercadorias que traziam valor local de prestígio. A situação entre a China e aGrã-Bretanha é o que explica isso, quando desde cedo os chineses demonstraram desdém para com os produtos britânicos. Entretanto, conforme o contato foi acontecendo, os produtos ganharam seu espaço na China,mesmo que não da forma e importância que eram tratados para os britânicos.

5. Faça uma análise das seguintes afirmações:
5.1.MS recorre à morte do missionário como uma metáfora paradiscutir a tese antropológica que explora “a expansão global do capitalismo ocidental, ou o chamado Sistema Mundial”, enfatizando que este sistema: i) não fez dos povos colonizados (periféricos?) objetospassivos, mas co-autores de sua própria história; ii) não transformou a cultura desses povos em “bens adulterados”, através das relações econômicas tributárias; iii) não simplificou as ações dessespovos, reduzindo-as a atos intempestivos de  resistência ou de acomodação.


De acordo com essa metáfora utilizada por Marshall Sahlins, podemos entender que os povos colonizados não tiveram uma...
tracking img