Tilapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPA COM O SIMBOLO DA FACULDADE OU SIMPLESMENTE FACULDADE DE.......
CURSO DE.......












































AGRADECIMENTOS




















































Resumo


Apesar do grande crescimento da produção de tilápias em tanques-rede no Brasil, boa parte daprodução deste peixe ainda vem do cultivo em tanques de terra (viveiros) Nádia o seu foco é o processamento então deve falar de propriedades do pescado etc... se fosse piscicultura dai sim seria interessante o modo de produção e pra ti a produção deve ser um tópico breve. Um importante pólo de produção de tilápia em viveiros é a região oeste do Paraná (que engloba municípios como Cascavel,Marechal Rondon, Maripá, Toledo e Assis Chateaubriand). Berço da tilapicultura comercial no Brasil e principal pólo de produção de tilápias na década de 90, esta região responde sozinha por uma produção anual próxima de 12.000 toneladas de tilápias provenientes, quase que em sua totalidade, da criação em tanques escavados. Produção expressiva de tilápias em tanques de terra também pode ser encontrada emSanta Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás e em todos os estados do Nordeste. A recente liberação do cultivo de tilápias no Estado do Mato Grosso - onde há extensas áreas de terra propícias para a construção de viveiros, clima tropical o ano todo e grande disponibilidade de insumos para rações - possibilitará uma grande expansão natilapicultura em nosso país.





Você tem que chamar a atenção para a importância do consumo e qual é o tipo de beneficiamento que se faz com a Tilápia no Brasil e do mundo, tipo de venda do produto se é in natura, filés, etc.





























SUMÁRIOIntrodução


Segundo dados da FAO de 2002, o potencial da aqüicultura mundial tem sido demonstrado pela rápida expansão do setor, cujas taxas anuais de crescimento situam-se ao redor de 10% desde 1984, enquanto a produção mundial de carnes cresce apenas 2,4% ao ano e a quantidade total de pesca extrativa permaneceu praticamente estável nesse mesmo período.


Nosúltimos anos, a aqüicultura vem se firmando como atividade pecuária e é apontada como o segmento responsável pelo aumento da oferta mundial de pescado, sendo este, a terceira fonte de proteína de origem animal no mundo. Esta elevada taxa de crescimento da aqüicultura, e mais especificamente da piscicultura pode ser explicada simultaneamente pela tendência de aumento da demanda por carnes brancasassociada à redução dos estoques mundiais de pescados disponíveis em ambiente natural (BORGHETTI, 1996).


No Brasil, os diagnósticos e as prospecções que emergem dos trabalhos sobre a aqüicultura evidenciam que esta será uma das atividades de maior importância nos próximos anos, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da competitividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Essesdados, associados à vastidão de seu território, possibilitam ao país ser o que apresenta o maior potencial do mundo para ampliação da produção de pescado através da aqüicultura (CASTAGNOLLI, 1996).


Embora as pesquisas voltadas para o cultivo de organismos aquáticos no Brasil tenham se iniciado na década de 30 do século passado, as mesmas só foram intensificadas a partir de 1970. Apartir de 1990, a aqüicultura comercial brasileira começou a se firmar como uma atividade econômica no cenário nacional da produção de alimentos, atingindo em 1995 a produção de 46.000 e em 1999 140.000 toneladas de pescados cultivados produzidos no país (IBAMA, 2003).


Desde então, os diversos segmentos do setor (piscicultura, carcinicultura, malacocultura e outros) têm se desenvolvido...
tracking img