Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O funcionalismo pode dizer-se que é um conjunto de actividades de uma determinada sociedade que estão estruturadas e hierarquizadas entre si. Malinowski e Radcliff-Brown estudaram e explicaram ofuncionalismo, cada um à sua maneira, porque para estes antropólogos não lhes interessava estudar o passado para que o mesmo tivesse explicação no presente mas tinham interesse que o presente fosseestudado para que o passado fosse explicado.

Existem várias diferenças na abordagem funcionalista para estes dois antropólogos. Para Malinowski, vivenciando o que se passava nas aldeias de estudo,aprendia a língua nativa e participava nos acontecimentos, achando que nas culturas, os costumes, as crenças e os objectos exerciam uma função vital. Preferiu sempre os temas ligados á cultura, religiãoe sexualidade, preferindo o estudo da organização familiar focando-se na descendência matrilinear, da economia e da magia, rejeitando o conceito de estrutura tendo como preferência o conceito decultura, assemelhava as sociedades a organismos biológicos,

Já Radcliff-Brown, não dava grande importância aos estudos no local, preferindo uma descrição da forma da estrutura, centrou-se no conceitode sociedade em que utilizou o termo função, para mostrar os efeitos que os costumes, as crenças e os objectos causavam á sociedade, no que dizia respeito à solidariedade e coesão, acreditava quesociedade e os costumes podiam ser mudados sem que isso separasse o sistema social.

Segundo Radcliff-Brown todos os rituais de uma sociedade não se podiam compreender de forma isolada, mantinha-se acoesão devido a regras jurídicas e normas que regulamentavam o comportamento dos indivíduos, definia que esta estrutura era uma rede contínua de ralações sociais. Brown interessava-se pelo parentesco epela organização social, defendeu a ideia de grupos de descendência unilinear.

Os conceitos chave da análise funcionalista de Radcliff-Brown são: estatuto & função. Estatuto que permite ao...
tracking img