Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: antropologia
Professor: Haroldo Luiz Bertoldo 
Aluna: Thaina de Paula Lopes
Data: 14-03-2013
2º período
Polo de Caratinga

* Elabore e responda três questões1- Segundo uma pesquisa feita e publicada por Enid Schildkrout, ele estuda crianças de Hausa segundo ele qual seria o papel social da criança na concepção tradicional?
Para oautor o papel social da criança, na concessão tradicional e o papel de aprendiz, um papel passivo, a menos que seja um delinquente. A infância e vista enquanto um ensaio para a vidaadulta e a socialização bem sucedida, ou se transformar em desviante, nos casos da socialização fracassada.
2- O que apontam os conhecimentos produzidos com pesquisas provenientesda etnologia indígena brasileira?
Apontam a corporal idade como um aspecto imprescindível para que se possa compreender e conhecer verdadeiramente as crianças, constituindo comocontribuições relevantes para os estudos da antropologia da criança.
3- Quando e quem descobriu a necessidade de um estudo interdisciplinar sobre a infância?
A necessidade deestudo interdisciplinar sobre a infância foi apontada nos anos 1970 por Rosemberg, que ao criticar a tradição de pesquisa na psicologia, sugere que se amplie a visão; enquanto apsicologia não fizer apelo a antropologia, continuaremos apenas em ensinar crianças. Rosseti-Ferreira (2004) mostra que a psicologia do desenvolvimento assumiu a necessidade de apreender eanalisar os fenômenos complexos em suas múltiplas dimensões, de maneira integrada e inclusiva.

Bibliografia:
* U3a. BUSS-SIMÃO. Antropologia da criança.
* U3b. MÜLLER;HASSEN. A infância pesquisada.
* U3c. VALENTE. Usos e abusos da antropologia na pesquisa educacional.
* U3d. CORSARO. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação.
tracking img