Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A PESSOA HUMANA

1) Conceito de PESSOA acentua do singular, um indivíduo, um concreto, enquanto a filosofia grega da importância ao individuo o concreto, só ao universal, ideal, abstrato. A pessoasubstancia individual de natureza Racional.
 O valor absoluto do individuo é um dado da revelação cristã: é dirigida a todos os homens tomados individualmente.
Agostinho: um termo que possa aplicardistintamente ao pai ao filho e ao espirito santo “Pessoa”, algo de singular e de individual.
Para São Tomás: “a pessoa significa o que de mais nobre ao universo, isto é, subsistente de uma naturezaracional”, quando um ato de ser próprio e proporcionado a certa essência particular ou substancia individual, intelectiva, faz existir em si e por si, por isso mesmo é incomunicada e incomunicável, épessoa, comunicar-se com as outras coisas, sendo um tudo completo; não pode comunicar-se como universal, se comunica como singular. “o conceito de pessoa afirma de se trate de algo distintosubsistente, compreendente tudo o que há na coisa; pelo contrário o conceito de natureza a barca só elementos essenciais”.
Descartes relação com a autoconsciência uma autentica realidade porque pensa a simesmo: “Eu consisto na autoconsciência”.
Hume Kant: Ser fim a si mesmo: “Os seres Racionais são chamados pessoa porque a sua natureza os distingue já com fins em si. O Homem em geral cada serracional, existe fim em si e não somente como fim em si e não somente como um meio de que esta ou aquela vontade pode servir-se ao seu Bel-Prazer”
Renouvier: supera a visão intelectualista humanaunicamente ao pensamento, tem como visão que caráter especifico da pessoa humana é o conhecimento que tenha caráter criativo , igual ao dos idealistas, nem caráter fenomênico, que nem a afirmação de Kant.Emmanuel Mounier: Possui seus pensamentos Filosóficos em 6 teses principais que desenvolveu.
Existência Encarnada: incorporada, Evidenciar que entre sejeito e corpo há uma profunda unidade, dão...
tracking img