Duplicação Santos Drumont

514 palavras 3 páginas
Relatório Visita Técnica à obra de duplicação da avenida Santos Dumont
Estradas 2
No dia 7 de março de 2014 foi realizada uma visita técnica à obra de duplicação da avenida Santos Dumont, na cidade de Joinville, juntamente com a professora Cláudia Zago e o professor Miguel Mello, para que os alunos do curso de Estradas II pudessem ter uma experiência fora da sala de aula, visualizando as características de uma obra rodoviária.
A duplicação da avenida está sendo realizada do lado direito da rua (no sentido pra quem segue para o aeroporto de Joinville) e terá de 30 a 40 metros de largura, que envolverão duas pistas de uso misto, corredor de ônibus, ciclovia e calçada (a obra está executando também galerias e tubulações de drenagem). São previstos no projeto 8 km de duplicação. Durante a visita técnica pudemos observar vários fatores que envolvem uma boa execução da obra. O quão importante é a organização de uma obra deste porte para que tudo saia como planejado.
Para que essa obra (assim como qualquer outra) possa ser executada, por exemplo, é essencial ter-se a licença de qualquer órgão ambiental, aprovação dos projetos, bem como toda a documentação de autorização de desapropriação dos locais por onde a mesma será realizada, já que, a duplicação dessa rua requer mais espaço para sua construção, necessitando a desapropriação dos estabelecimentos. Inclusive, esse é um dos problemas que acabam dificultando a execução da obra, já que não são todos os locais que já liberaram a desapropriação.
Desse modo, sua total extensão de 8 quilômetros de duplicação prevista no projeto, foi dividida em três trechos, para que se possa executá-la nos locais onde a desapropriação já foi aprovada, evitando a paralisação da obra.
Nossa visita técnica teve como ponto de encontro a empresa Transtusa, que vem servindo como ponto de referência de um dos trechos da obra. No local, presenciamos a execução de um trecho de meio fio, a execução da sua pavimentação asfáltica,

Relacionados

  • Resumo
    46068 palavras | 185 páginas
  • faculdade
    299421 palavras | 1198 páginas