Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE LISBOA
PÓLO CALOUSTE GULBENKIAN

Disciplina: Antropologia e Sociologia
Docente: Lina Antunes
Discentes: Ana Rita Cavaco nº3461
Andreia Anacleto nº3301
Carla Ribeiro nº 3231
Diana Marques nº3271
Inês Sobral nº3472
Turma C; Grupo 2
Índice
Introdução 2
A RELIGIÃO 3
ISLAMISMO UMA RELIGIÃO 4
O PROFETA MAOMÉ 4
O ALCORÃO 5
VERTENTES DO ISLAMISMO5
ASPECTOS EM COMUM ENTRE ESTAS DUAS VERTENTES 8
OBSTÁCULOS À PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE 8
Conclusão 9
BIBLIGRAFIA 10

Introdução

Este trabalho é realizado no âmbito da Unidade Curricular semestral, Antropologia e Sociologia I, sendo a temática a religião, no qual a professora propôs que cada grupo da turma escolhesse uma religião e que a estudasse através do método etnográfico.O estudo da religião faz-se através da observação das práticas e da perfomance ritual. Essa observação deve ser, de preferência e sempre que possível, participante. É observando e falando com observantes qualificados que se consegue perceber o comportamento religioso das pessoas. (Batalha, Luís, 2005).
O nosso grupo escolheu a religião Islâmica incidindo-nos mais na vertente xiita pela simplesrazão de um dos membros do grupo ter um conhecido praticante desta religião.
Ao longo deste trabalho, iremos falar sobre Maomé (o profeta desta religião), o significado do alcorão, as características culturais do Islamismo, as suas vertentes e finalmente as condicionantes desta religião às práticas de enfermagem.
Com este trabalho, pretendemos demonstrar a existência de duas vertentes dareligião islâmica, caracterizar cada uma delas, retratar os ritos/rituais observados relacionando-os com conceitos etnográficos leccionados e por fim, demonstrar como a religião pode influenciar as práticas de saúde.
Para a realização deste trabalho foram realizadas quatro visitas: a primeira e a segunda visitas foram realizadas ao Centro Ismali localizado nas Laranjeiras, com o intuito de conheceresta vertente do Islamismo de perto, descobrindo os seus traços característicos e observando os seus momentos de culto. Tendo nos sido negada a possibilidade de assistir à oração, pelo facto de esta ser considerada uma cerimónia muito íntima na qual a presença de “estranhos” quebraria de alguma forma a dinâmica da mesma, sentimos necessidade de efectuar mais duas visitas.
Estas últimas duasvisitas foram realizadas à Mesquita Central de Lisboa situada em S. Sebastião, com o objectivo de assistir ao culto da vertente sunita dos Islamismo com a finalidade de adquirir uma maior percepção do que acontece na hora da oração, tendo sempre em conta as diferenças entre estas duas vertentes do Islamismo.

A RELIGIÃO

Ao longo de milhares de anos a religião tem tido um importante papel na vidados seres humanos.
Também C. Geertz, acentua ao dizer: “A religião é um sistema de símbolos que actua de forma a suscitar nos homens motivações e disposições poderosas, profundas e duradoiras, formulando concepções de ordem geral sobre a existência e dando a estas concepções uma tal aparência de realidade, que estas motivações e estas disposições parecem apoiar. Embora possamos questionar se apessoas obtém ou não aquilo que pretendem com a religião, uma coisa é certa: elas obtêm de certeza conforto psicológico contra a ansiedade provocada pela incapacidade de controlar o seu próprio destino.
A religião, serve ainda como força agregadora da sociedade, funcionando como uma estrutura social. A complexidade dos sistemas religiosos varia com a complexidade da organização e estruturasociais.
O estudo do comportamento religioso é um dos aspectos fundamentais da investigação antropológica, pois a religião é uma chave fundamental para compreendermos fenómenos sociais. (Batalha, Luís, 2005).

ISLAMISMO UMA RELIGIÃO
O islamismo é uma religião monoteísta, ou seja acredita na existencia de um unico deus, Alá, que é o nome atribuido em árabe a Deus, sendo o mesmo deus, que a...
tracking img