O neoliberalismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução............................................................................2 
Biografia...............................................................................3-4 
Características das obras..................................................5 
Obras......................................................................................6-8 Prêmios, Distinções e Homenagens................................9
Conclusão..............................................................................10
 Bibliografia.........................................................................11

Introdução
Falar de Jorge Amado é falar, sem sombra de dúvida, de um dos maiores e mais traduzidos escritores brasileiros do século XX. Além de escritor, Jorge Amado foi tambémjornalista e político.
Foi um dos representantes do ciclo do romance baiano, e um dos mais lidos no Brasil e no mundo. Suas obras refletem a realidade dos temas, paisagens, dramas humanos, secas e migração.
Segue o estilo literário do romance moderno. Em seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência. O estilo deste autor também é conhecido como romance da terra e seus livros possuem umalinguagem agradável e de fácil compreensão.
Este trabalho pretende resumir a vida e obra do escritor, informando seus trabalhos da melhor maneira possível. 

Biografia do Autor
Com um ano de idade, mudou-se para Ilhéus- Salvador, onde viveu a infância, no Colégio Interno Jesuíta de António Vieira.
Jorge Amado de Faria, o mais velho de 4 filhos do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e deEulália Leal Amado, nasceu em 10 de Agosto de 1912, na fazenda Auricídia, no distrito de Ferradas, município de Itabuna, sul do Estado da Bahia. Viveu, a fase da adolescência, em Salvador, livre e misturado com o povo, convivendo de perto com a vida popular, que iria marcar fundamentalmente a sua obra de romancista. Aos 14 anos, começou a trabalhar em jornais ea participar da vida literária, sendo um dos fundadores da Academia dos Rebeldes. Aos 18 anos foi estudar Direito para o Rio de Janeiro e formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em 1935, não tendo, no entanto nunca exercido a advocacia. Já então publicou o seu primeiro romance, "O País do Carnaval", surpreendendo a crítica e o público com sua aguçada crítica política. Casou-se pela primeira vez em 1933 com Matilde Garcia Rosa, com quemteve uma filha, chamada Lila.
Viveu muitos anos de sua vida com a também escritora Zélia Gattai, com quem também se casou e teve um casal de filhos: João Jorge e Paloma.
Paralelamente com a carreira de escritor, começava a militância comunista que o levou a ser  preso durante o Estado Novo. Alguns de seus livros foram apreendidos pela polícia política de Getúlio Vargas e queimados em praçapública. Perseguido, foi obrigado a exilar-se na Argentina e no Uruguai entre 1941 e 1942. Em 1945, elegeu-se deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro, tendo sido responsável por diversas leis que viriam a beneficiar a cultura brasileira. Dois anos depois, perdeu o mandato quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra declarou ilegal o partido Comunista Brasileiro. Amado passou a vivernovamente como exilado em diversos países, como a França e a antiga Checoslováquia. Em 1956, contrariado com os rumos do comunismo na antiga União Soviética, se desfiliou do PCB. Dedicou-se, a partir de então, inteiramente à literatura. Foi eleito por unanimidade em 1961, para a cadeira de número 23, da Academia Brasileira de Letras. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações paracinema, teatro, rádio e televisão, assim como para bandas desenhadas, no Brasil e em muitos outros Países, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Os seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em Braille e em fitas gravadas para cegos. Jorge Amado, foi um dos representantes do ciclo do romance baiano, e um dos mais lidos...
tracking img