Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A luta e o enfrentamento da violência no campo
No setor de resistência
A muito os conflitos no campo perduram por nosso imaginário, a violência tem sido a principal característica das lutas pelaterra no Brasil. Sobretudo em meados da década de 1980, esses conflitos vêm se tornando cada vez mais frequentes principalmente no norte do país onde mortes como ás de irmã Dorothy Stang, e maisrecentemente o do casal José Cláudio e Maria do Espírito Santo, além de massacres como de Corumbiara ocorrido em Rondônia e o de Eldorado dos Carajás registrado no Pará, além de muitos outros casos deviolência que marcam o cenário de disputas territoriais no nosso país.
Não só as mortes ou as ameaças marcam esse tipo de violência, mas expulsões da terra, despejos da terra e trabalho escravo sãoformas de violência que caracterizam esse itinerário antagônico conflituoso. “Entretanto, se a violência gera morte, gera também as formas de luta contra a morte” (ARIOVALDO, 2001. Pag.193). Desta forma osmovimentos sociais, como o MST, MAB, o Movimento dos bóias-frias, dos brasiguaios e dos brasilianos, Movimento Grito da Terra Brasil, todos estes movimentos Estão ligados a questões agrárias. Além daComissão Pastoral da Terra (CPT) que é um órgão da CNBB ligada a igreja católica, más que logo assume um caráter ecumênico e de consolidação na luta pelos ideais em defesa dos povos que vivem nocampo.
Más dentre os movimentos sociais que visão levantar a bandeira pelas causas ligadas ao campo, destaca-se o MST, pois este movimento social rural diga-se de passagem é considerado por muitos omais organizado e engajado no que diz respeito a luta camponesa por seu território. Além do MST, o ASA (Articulação do Semi-Árido) um movimento que está transformando o modo de viver dos camponeses doSemi-Árido, mediante a conquista da cidadania por parte dos camponeses. Outro movimento social rural que mostra-se bastante atuante é o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) que tem como...
tracking img