Pasta de estagio supervisionado series iniciais de educaçao fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO



















MANUAL DA PRÁTICA PROFISSIONAL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO


















JOÃO PINHEIRO - MG

APRESENTAÇÃO


Este Manual foi elaborado com o objetivo de normalizar a Prática Profissional no contexto do Estágio Supervisionado, para os alunos dos cursos de licenciatura da Faculdade Cidadede João Pinheiro – FCJP, atendendo o Projeto Pedagógico Institucional da FCJP, bem como os currículos escolares instituídos, e as diretrizes de ensino para cursos de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC/SESU).
Nele estão reunidas e sistematizadas as diretrizes e os procedimentos técnicos, pedagógicos e administrativos, visando assegurar a consecução dosobjetivos da Prática Profissional, tais como:
• Orientações a respeito da Prática Profissional do seu curso, definindo carga-horária e estabelecendo ações que facilitará seu trabalho na escola-campo (roteiro de trabalho, por exemplo) e na elaboração do relatório do estágio;
• Formulários importantes para desenvolver seu trabalho (Plano de aula/ação; Ficha de registrode atividades do estágio);
• Modelo do documento de encaminhamento do aluno à escola.
O Manual visa orientar os estagiários dos cursos da FCJP com o intuito de esclarecer de forma direta as inúmeras dúvidas do estagiário no "Campo de Estágio".
Os Estágios Curriculares Supervisionados de Ensino estão relacionados ao pensar e fazer da ação docente.
Faça um bom trabalho deforma independente e responsável. Mas, caso tenha dúvidas, procure sempre a Coordenação de Estágio.
As críticas e sugestões de quantos venham a intervir nas relações escola/campo relacionadas com estágio/orientador e estagiário/supervisor serão valiosas e são bem vindas por parte da Coordenação, pois permitirão a consolidação de procedimentos e princípios adequados,que se entende como um processo dinâmico e passível de modificações.
INTRODUÇÃO
O currículo dos cursos em Licenciatura tem como objetivo geral formar Licenciados, professores com sólido preparo técnico e teórico, com capacidade de absorver e desenvolver métodos de ensino/aprendizado tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio, estimulando asua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas educacionais, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade. A prática é valorizada e entendida como uma atividade indispensável à formação de um Educador flexível, e acontece desde o início do processo formativo e se estende aolongo de todo o seu curso, estando presente nas atividades da prática de ensino, atividades acadêmico-científico-culturais e Estágio Curricular Supervisionado de Ensino.
A Prática Profissional compreende:
1) O Estágio Curricular Supervisionado de Ensino,
2) As atividades acadêmico-científico-culturais.
A Prática Profissional, entendida como Formação Pedagógica possui no totaluma carga horária de 400 horas para o Estágio Curricular Supervisionado de Ensino (nos dois últimos anos de cada curso), 200 horas para Atividades acadêmico-científico-culturais e outras 400 horas para Prática de Formação Pedagógica (atividades desenvolvidas durante o curso, desde o 1o ano e nas disciplinas de Didáticas, metodologias de ensino, orientação de TCC e outras).
EstágioCurricular Supervisionado
A licenciatura é uma autorização, permissão ou concessão dada por uma autoridade pública competente para o exercício de uma atividade profissional, nesse caso, para atuar como Professor ou Professora da Educação Básica, em conformidade com a legislação.
O Estágio Curricular Supervisionado de Ensino (ESTÁGIO SUPERVISIONADO) é o tempo de...
tracking img