Adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gravidez na adolescência
A adolescência implica um período de mudanças físicas e emocionais que é considerado, por vários autores, como um “momento de crise”. Não podemos descrever a adolescênciacomo uma simples adaptação às transformações corporais, mas sim, como um importante período no Ciclo de Vida, que corresponde a diferentes mudanças, tanto a nível social e familiar como sexual.TopoGravidez desejada e gravidez indesejada
Uma gravidez indesejada na adolescência ocorre por várias razões: porque o método contraceptivo falhou ou pela má utilização do mesmo; porque não se utilizouqualquer protecção durante as relações sexuais; por falta de informação; pela existência do pensamento mágico de que “só acontece aos outros” ou, ainda, por crendices e mitos à volta das relações sexuaiscomo, por exemplo: na primeira vez não há risco de ficar grávida ou quando “se faz de pé” não há problema!

Existem, também, gravidezes que são desejadas durante a adolescência e que sãodeterminadas por padrões culturais ou por questões mais complexas como, por exemplo, o sentir que estando grávida se consegue o amor do namorado; a fantasia de que a gravidez lhe trará mais afecto, atenção porparte dos outros; como forma de sair de casa dos pais mais rapidamente ou até mesmo pela idealização de que o bebé lhe trará o “papel da sua vida”.

A decisão de ter um filho implica ponderação ediálogo sobre a responsabilidade de o ter, sobre a forma como um filho altera completamente a nossa vida e sobre as coisas de que é preciso prescindir depois da maternidade/paternidade.

TopoSerá queestou grávida? Será que ela está grávida?
Se existiram relações sexuais desprotegidas - pelos mais variados motivos - e a menstruação não apareceu na altura em que deveria surgir, não vale a penaentrares em pânico, mas também não adianta “fingir” que não é nada. É preciso reflectir um pouco sobre a situação e avançar para um teste de gravidez!

Este pode ser comprado na farmácia e levado...
tracking img