Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“e a tintura era assim tão vermelha que a água a não comia nem desfazia, antes, quando saia da água, parecia mais vermelha.” (Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel sobre o achamento doBrasil, 1500)
Os Cheyene, índios das planícies norte-americanas, autodenominavam-se "os entes humanos” e os Navajo intitulavam-se "o povo’. Os Akuáwa, grupo tupi do sul do Pará, no Brasil, consideram-se"os homens" e os Xavantes, que habitam o leste de Mato Grosso, acreditam que o seu território tribal está situado bem no centro do mundo. Os aborígenes australianos chamavam às roupas dos brancos de"peles-de-fantasmas", pois não acreditavam que os ingleses fossem parte da humanidade.
Os Urubus, grupo tribal do vale do Pindaré, no Maranhão brasileiro, autodenominam-se Kaapor (Kaa = madeira, mata,floresta e Pôr = ser). É este o seu mito de criação: "Todos os homens vieram das madeiras. Todos. Só que, enquanto os Kaapor originaram-se das madeiras boas, os outros homens nasceram das madeiraspodres”.
Da mesma forma, eis o mito de origem dos índios Mbaiá-guaicuru, cujo território se situava em terras paraguaias e brasileiras: "Quando o ser supremo, Gonoenhodi, decidiu criar os homens, tirouprimeiro da terra os guaná, depois as outras tribos; aos primeiros, deu a agricultura, e a caça às segundas. O Enganador [outra entidade do panteão indígena] percebeu, então, que os mbaiá tinham sidoesquecidos no fundo do buraco e os fez sair; mas, como nada mais lhes restasse, tiveram o direito à única função ainda disponível, a de oprimir e explorar os outros."

[Queixa] Não podemos confiarnos Franceses.
[Resposta] Tal depende do que se considera “confiar”. Se espera que os Franceses reajam como os Americanos, irá ficar desapontado. Eles não são Americanos, são Franceses. Se esperaque os Franceses sejam rápidos, ficará desapontado; os Franceses nunca se apressam – aliás à semelhança da quase totalidade dos povos fora da América.

(Manual prático 112 Queixas sobre os...
tracking img