Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso de Tecnologia em Gestão Pública

A AÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DIANTE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIREITOS VIOLADOS SITUAÇÃO DE RUA

2012

A AÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DIANTE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIREITOS VIOLADOS SITUAÇÃO DE RUA

Trabalho apresentado a Uniderp – interativa para o curso de Serviço Social.Disciplina: Antropologia Aplicada ao Serviço Social.

INTRODUÇÃO

Este trabalho traz como tema discutir sobre a ação do Serviço Social diante de crianças e adolescentes com direitos violados situação de rua. Tendo como objetivo geral identificar a importância das políticas públicas diante de uma situação que cresce e que se torna agravante nas regiões. Como objetivos específicos focalizar o trabalhodos assistentes sociais durante o processo de pesquisa; Detectar a importância da atenção dos envolvidos durante o desenvolvimento do trabalho; Destacar a necessidade de empenho para adquirir maior conhecimento de causa.
As leis são descumpridas e a desumanidade predomina de inúmeras formas diariamente no país. Alguns exemplos são: exploração, aliciamento e abusos contra crianças e adolescentes.Os responsáveis por estes atos são em geral adultos. Os mais comumente reportados são: crianças e adolescentes explorados no comércio nas ruas; em roubos e assaltos; na venda e consumo de drogas, tão deletérias quanto o crack, para citar apenas uma delas.
São correntes as denúncias por parte das crianças e dos adolescentes em situação de rua sobre a ocorrência de crueldade, onde predominamepisódios de humilhação. Adultos falham, no âmbito da família e do poder público quando não conseguem acolhê-los e protegê-los.
A existência de crianças e adolescentes que sobrevivem nas ruas tem sido uma constante no cenário das cidades brasileiras. Os “menores de rua”, como foram designados por volta dos anos 1980, têm sido vistos como uma ameaça aos demais cidadãos que circulam nos espaçospúblicos e tornaram-se, claramente, um “problema”. Com o passar dos anos, o fenômeno ganhou novos contornos, sendo o acesso às drogas, como o crack, um dos aspectos mais visíveis na atualidade.
O olhar sobre estas crianças e adolescentes como um problema continua presente. Ainda hoje predominam respostas inadequadas e ações repressoras por parte do poder público, representadas pelas operações de“controle urbano” e de “recolhimento” de crianças e adolescentes das ruas. Tais ações violam seus direitos humanos, previstos em diversos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990).

CAPÍTULO 1

CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIREITOS VIOLADOS

Argumentamos que o problema não está nas crianças e nos adolescentes que vemos nas ruas. Eles refletem, antes, o resultado de diversosfatores relacionados às históricas desigualdades que caracterizam o país. Tomando como referencial o enfoque de direitos humanos, econômicos e sociais desta população, entende-se que a situação de rua em si representa a conseqüência ou o agravamento da violação de direitos básicos garantidos, inclusive, na Constituição Brasileira.
Como descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente, essa populaçãotem violados os direitos: à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade, à convivência familiar e comunitária à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, de ser considerada em sua privacidade, autonomia e identidade, de não estar em situação vulnerável para diversas formas de exploração.
Segundo o UNICEF, as crianças são alvo de violência, exploração, abusos, falta de saúde, doençascomo a AIDS, deslocamentos por conflitos armados, ausência de educação e muitas outras formas de violação de seus direitos, apesar de a Convenção dos direitos da criança existir desde 1989. A lista de problemas é tão longa que bastam alguns exemplos extraídos de dados do UNICEF e de outras organizações internacionais, como os números a seguir.
O perfil das crianças e dos adolescentes em...
tracking img