Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 Nota Não gerada
O texto abaixo será usado para responder a questão 1.

Desse modo, são consubstanciados o caráter universal e singular dos Direitos Humanos. Nessa perspectiva, recoloca-se, nessa discussão, o problema central da Antropologia: pensar a humanidade formada por seres que compartilham uma mesma e única natureza, como uma coisa só; de outro lado, compreender e definiressa natureza humana em relação à diversidade sócio-cultural produzida como sua marca distintiva e necessária. (FARAH, Rodolfo. Direito e Antropologia. 2005. Disponível em: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2228/Direito-e-Antropologia - Acesso em: 21 mar 2012)

Neste texto o autor reforça a ideia de que:
Alternativas
1 - Os antropólogos negam o fato de que existe uma natureza humana.2 - A “natureza humana” refere-se basicamente aos atributos biológicos específicos do ser humano.
3 - É preciso reconhecer que a humanidade é formada por uma infinidade de atributos, biológicos, sociais e culturais.
4 - As pesquisas em Antropologia devem debruçar-se unicamente sobre as diversidades culturais existentes na humanidade.
5 - Devido à multiplicidade de atributos definidores do serhumano, a pesquisa antropológica tem se deparado com o problema da falta de delimitação metodológica.
Sua resposta
3 - É preciso reconhecer que a humanidade é formada por uma infinidade de atributos, biológicos, sociais e culturais.
Questão 2 Nota Não gerada
O texto abaixo será usado para responder a questão 2.

Desse modo, são consubstanciados o caráter universal e singular dosDireitos Humanos. Nessa perspectiva, recoloca-se, nessa discussão, o problema central da Antropologia: pensar a humanidade formada por seres que compartilham uma mesma e única natureza, como uma coisa só; de outro lado, compreender e definir essa natureza humana em relação à diversidade sócio-cultural produzida como sua marca distintiva e necessária. (FARAH, Rodolfo. Direito e Antropologia. 2005.Disponível em: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2228/Direito-e-Antropologia - Acesso em: 21 mar 2012)

O “caráter universal e singular dos Direitos Humanos” apontado pelo autor diz respeito:
Alternativas
1 - À inexistência de direitos comuns a serem aplicados a todos os povos.
2 - Ao descompromisso político dos governos em promover a igualdade sócio-cultural em seus países.
3 - Aodocumento intitulado “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, elaborado pela Organização das Nações Unidas após o fim da Segunda Guerra Mundial.
4 - À variedade de costumes e tradições inter-povos e sua dificuldade em aceitar as diferenças étnicas e sócio-culturais.
5 - À ausência de políticas públicas no campo dos direitos humanos em todos os países, sobretudo nos menos desenvolvidos.
Suaresposta
3 - Ao documento intitulado “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, elaborado pela Organização das Nações Unidas após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Questão 3 Nota Não gerada
A Antropologia (e a brasileira não é exceção) é um campo de conhecimento que busca compreender o homem da forma mais abrangente possível; sendo assim, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
1 - Somente aantropologia pode ajudar a conhecer o homem em sua plenitude.
2 - Se os antropólogos quiserem contribuir efetivamente com o entendimento do ser humano, só poderão fazê-lo em íntima relação com a teologia.
3 - A antropologia não possui a ambição de ser ciência, posto que se propõe a estudar filosoficamente todas as manifestações do humano.
4 - A ciência antropológica e a filosofia representamduas formas distintas de conhecer o homem, e cabe à primeira investigar as diversidades humanas.
5 - O entendimento antropológico acerca das culturas rejeita toda e qualquer forma de explicar o mundo e a própria humanidade por meio de crenças em forças sobrenaturais.
Sua resposta
4 - A ciência antropológica e a filosofia representam duas formas distintas de conhecer o homem, e cabe à...
tracking img