Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origens históricas da antropologia.
Etimologicamente, o termo Antropologia deriva da junção dos vocábulos gregos anthropos (homem) e logia (estudo), o que significa “o estudo do homem”. A Antropologia é o estudo do homem e da humanidade em sua totalidade, abrangendo suas dimensões biológicas, sociais e culturais,incluindo sua origem, seus agrupamentos e relações sociais,comportamento, desenvolvimento social, cultural e físico, suas relações com o meio natural, variações biológicas e sua produção cultural. Ou seja, a antropologia procura estudar a humanidade em todos os seus aspectos.
Desde o momento em que o ser humano começou a desenvolver cultura ele passou a ser um ser essencialmente biológico e cultural, o que para a antropologia é essencial para compreender ahumanidade. É impossível compreender o homem de uma maneira totalizante sem ter essa premissa em mente.
No mundo científico existem muitas outras áreas que possuem como objeto de estudo o homem. Temos a medicina que concentra-se na fisiologia humana sob uma abordagem de mantê-la saudável e a geografia humana estuda a ocupação geográfica-política dos homens, a sociologia que estudaseus agrupamentos sociais,a história estuda o desenvolvimento do homem no tempo a economia estuda a administração, manutenção e distribuição de bens e entre tantas outras. É justamente seu vasto campo de estudo que a antropologia procura compreender o homem não somente em uma determinada especialidade, mas como um todo, de maneira unificada. Como já foi dito anteriormente, a antropologia procuracompreender o homem, e todas as suas manifestações, em todas as suas dimensões.
A antropologia parte do pressuposto que o estudo de nenhuma destas especialidades isolada pode nos ser útil para compreender o homem de maneira totalizante. Estudar somente a fisiologia humana (como na medicina) não nos fornece elementos necessários para compreender, por exemplo, a grande diversidade decrenças religiosas que os grupos humanos desenvolveram no decorrer de sua tentativa de compreender o mundo que os cercava. Ao mesmo tempo, procurar compreender a humanidade, sem um estudo aprofundado de todas as suas partes é impossível.
Como pode ser facilmente percebido, o campo de estudo da antropologia é muito vasto. Fixando seu objetivo como o estudo da humanidade e do homem como umtodo, em suas dimensões biológicas e culturais, a antropologia esbarra no problema de que sua proposta é muito ampla para ser realizada por um único profissional, nenhum antropólogo consegue dominar, sozinho, todos os campos abrangidos pela disciplina.
A princípio, a antropologia dividiu-se em duas principais áreas de estudo: a biológica e a cultural, partindo como pressuposto as duasdimensões básicas do ser humano. Sendo assim temos como os principais sub-campos da antropologia a Antropologia Biológica e a Antropologia Cultural. Devido a razões práticas, posteriormente mais duas áreas ganharam destaque o suficiente para ganhar espaço como sub-campos propriamente ditos: a Arqueologia e a Antropologia Lingüística. E ainda ultimamente, temos a Antropologia Aplicada.

A cultura eseus diversos significados ao longo da História
A origem do conceito de cultura poder-se-à situar epistemologicamente na Alemanha, país onde se começou a empregar o termo por volta dos finais do século XVIII, precisamente em estudos de História que procuravam reconstituir, desde as origens, uma história geral da Humanidade e das Sociedades. Todavia, estes historiadores eram“diferentes”, isto é, preocupavam-se antes com a descrição dos costumes, instituições, ideias, artes e ciência, relegando para um plano inferior os aspectos políticos, militares, deste ou daquele povo, desta ou daquela Nação. Eram, por assim dizer, historiadores/sociólogos – provável gérmen da escola dos Analles de Marc Bloch, Lucien Febvre e Fernand Braudel – que procuravam compreender a diversidade das...
tracking img