Antropologia e cultura brasileira aula 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1
Recentemente, a mídia noticiou exaustivamente casos de assassinatos que, se não foram transmitidos ao vivo, ganharam tremenda notoriedade que seus atores tornaram-se personalidadesconhecidas, como Lindenbergs, Irmãos Cravinhos, Nardonis entre outros. Ainda mais recentemente, uma jovem em uma Universidade de São Paulo foi agredida por colegas por usar um vestido curto, caso tambémamplamente divulgado. Qual o conceito de Adorno e Horkheimer que pode ser aplicado nestes casos?

Resposta
Resposta Correta: b.
Indústria cultural.

Pergunta 2
Podem ser considerados autoresprecursores da pós-modernidade:

Resposta
Resposta Correta: c.
Freud, Nietzsche e Goethe.

Pergunta 3
Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

“A civilização começaquando o objetivo primário – isto é, a satisfação integral de necessidades – é abandonado” (MARCUSE, H. Eros e civilização).

Em Eros e civilização, Herbert Marcuse elabora uma leitura filosófica dateoria freudiana dos instintos como base para ler as categorias psicanalíticas como categorias políticas. Para ele, a História do homem é a história de sua:

Resposta
Resposta Correta: c.Repressão.

Pergunta 4
Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

“Tal como a crise da física na década de 20, ela deriva do fato de estarmos tentando aplicar os conceitos de umavisão de mundo obsolata – a visão de mundo mecanicista da ciência cartesiana-newtoniana – a uma realidade que já não pode ser entendida em função desses conceitos. Vivemos hoje num mundo globalmenteinterligado, no qual os fenômenos biológicos, psicológicos, sociais e ambientais são todos interdependentes. Para descrever esse mundo apropriadamente, necessitamos de uma perspectiva ecológica que a visãode mundo cartesiana não nos oferece." (CAPRA, F. O ponto de mutação, 1982:14).

Para Capra, os problemas da sociedade pós-moderna, tais como, super-população e a destruição do meio-ambiente,...
tracking img