A querela iconoclasta

Páginas: 2 (339 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2012
A QUERELA ICONOCLASTA

Eram considerados iconoclastas aqueles que, por radicalismo ou por crença religiosa que levados a destruir ou profanar imagens (alegando que tais imagens eramídolos). Recusando aceitar a teologia e a evangelização contida nestas imagens.
No Cristianismo, o Iconoclasmo era também chamado de Querela de Imagens. Foi um movimento hostil ao culto dos íconese das imagens santas, veneradas no Império Romano do Oriente. Manisfestando-se no século VIII E IX, através da longa destruição de Iconostases e de seus adoradores, chamados de Iconófilos.Existiram dois grupos distintos, os Iconoclastas, sendo aqueles que não veneravam imagens e símbolos e destruíam estas imagens, seguindo uma interpretação rigorosa da Bíblia, tentando evitara idolatriadas imagens e os Iconófilos que veneravam essas imagens.
A Querela marcou a ruptura final entre a fé Católica e a fé Ortodoxa, o édito reduziu a produção de imagens sagradas, mas nãocompletamente. Em 843, houve o restabelecimento definitivo do culto as imagens no Oriente, com a regência da Imperatriz Teodorao Iconoclasta patriarca de Constantinopla João VII, foi deposto e em seulugar assume o defensor de veneração Metódio I. Ocorre outro Concílio que aprova e subscreve todas as definições do segundo Concílio de Nicéia excomungando todos os Iconoclastas.



ADIFERENÇAS ENTRE A IGLEJA CATÓLICA DA ORTODOXA:

IGREJA CATÓLICA:
-- Espírito Santo – Procede do Pai e do Filho.
- Papa – Para os católicos é a autoridade máxima.
- Voto de Castidade – Obrigatório paraos Clérigos.
- Quaresma – Dura – se 40 dias.
- Calendário – Gregoriano (365 dias).
- Natal – Comemora-se 25 de Dezembro.
- Imagens – Venera - se imagens e ícones.
- Cruz – Apenas uma barrahorizontal.

IGREJA ORTODOXA:
- Espírito Santo – Procede apenas do Pai.
- Papa – Reconhecem sua primazia, mas para eles o Papa não é autoridade máxima. Cada Patriarcado tem seu tem em seu Patriarca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Querela
  • Querela dos Universais
  • Movimento Iconoclasta
  • Querela Nullitatis
  • O movimento iconoclásta
  • a querela dos universais
  • Querela nullitatis
  • Querela Nullitatis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!