Antinominismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A história do cristianismo tem sido palco de muitas controvérsias sobre a permanência ou transitoriedade da lei. Estes debates tem se estendido até nossos dias. Hoje o pensamento pós-moderno tem dado espaço à libertinagem. Os cristãos pós-modernos defendem uma dualidade entre as obras e a fé. Com isso tornam-se tendenciosos a sustentar uma teologia de que o comportamento do homemnão interfere em sua espiritualidade.
O pensamento religioso atual diz que não é preciso mais guardar a lei moral esta posição tem um paralelo com antinomismo primitivo, pois, a negação da lei, já tinha lugar no primeiro e segundo séculos. E nos séculos subsequentes até a era da modernidade percebe-se esta mesma tendência. Considerando esse tipo de interpretação de que a lei não é necessária avida cristã, verifica-se uma influência negativa sobre a compreensão do plano da salvação, pois Cristo não veio para nos libertar da lei, mas de sua maldição (Gl. 3:13). A doutrina antinomista tem uma influência prejudicial à moral e à ética cristã, aderindo a um cristianismo barato e sem compromisso.
O presente trabalho tem como objetivo esclarecer as grandes controvérsias antinomistas nahistória da igreja cristã e suas implicações no contexto pós-moderno. Ao ver-se hoje o desprezo pela lei moral, e a libertinagem que tem atingido o meio cristão, torna-se conveniente verificarmos quais são as influências heréticas antinomistas que afetam o pensamento cristão pós-moderno. Essa pesquisa colaborará para defesa dos princípios cristãos estabelecidos na eterna lei de Deus.
Segundo Tenwey(2008) antinomismo é um termo derivado do grego anti – contra; e nomos – lei. “Teologia que interpreta os ensinamentos de Paulo sobre lei e graça (Rm.7:8) como significando que o cristão está na graça tão completa que em nenhum sentido está sujeito a lei” (TENWEL, 2008, p.338).
Na igreja primitiva o antinomismo já estava presente e era atribuído a seitas gnósticas como os nicolaítas e ofitas(LACOSTE, 2004). A sua presença também se deu por alguns sectários da Idade Média e na época da Reforma. Tendo aparecido em algumas seitas na Inglaterra e hoje ainda presente nos Estados Unidos (TENWEL, 2008). Já segundo Elwell (2009, p.85) as duas controvérsias mais destacadas na história da igreja cristã foram “nos séculos XVI e XVII que envolveram Lutero e Anne Hutchison, respectivamente. Na realidadefoi o próprio Lutero quem cunhou a palavra ‘antinomismo’.”
Tendo em vista estas controvérsias é relevante analisá-las, a fim de comparar a heresia antinomista destes períodos com o pensamento da pós-modernidade. O material utilizado para esta pesquisa, na sua grande maioria, são fontes primárias, documentos antigos do segundo século, palavras do próprio punho de Lutero e depoimentos históricos.2. O ANTINOMISMO NO PRIMEIRO SÉCULO DA IGREJA CRISTÃ

Para uma compreensão da heresia antinomista, no contexto do Novo Testamento, é relevante analisar quais eram as filosofias predominantes neste período.
As correntes filosóficas mais relevantes no contexto histórico do NT eram: o judaísmo e o helenismo. O Império Romano, que dominava o mundo nesta época, foi em alguns aspectos, um impérioliberal (JOHNSON, 2001) e, por isso, “era tolerante para com as duas grandes culturas filosóficas e religiosas com que se confrontava no mediterrâneo central e no oriental: o helenismo e o judaísmo.” (JOHNSON, 2001, p.14).
O helenismo tinha suas raízes na filosofia grega difundida por Alexandre, que buscava segundo Johnson (2001, p.16):
Dirigir-se, cada vez mais, para era de religião pessoal.O que fora, até então, uma questão exclusivamente de conformidade tribal, racial, urbana, estatal ou – no sentido mais amplo-social tornava-se, agora, um assunto pessoal. Quem eu sou? Para onde vou? Em que acredito? O que, então devo fazer? Essas imaginações surgiam com freqüência crescente, e não apenas pelos gregos. Os romanos estavam passando por um processo similar de emancipação dos...
tracking img