Antiguidade grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
antiguidade geragINTRODUÇÃO
 
O pensamento econômico passou por diversas fases, que se diferenciam amplamente, com muitas discrepância e oposições. No entanto, a evolução deste pensamento pode ser dividida em dois grandes períodos: Fase Pré-Científica e Fase Científica Econômica.
A fase pré-científica é composta por três subperíodos. A Antiguidade Grega, que se caracteriza por um fortedesenvolvimento nos estudos político-filosóficos. A Idade Média ou Pensamento Escolástico, repleta de doutrinas teológico-filosóficas e tentativas de moralização das atividades econômicas. E, o Mercantilismo, onde houve uma expansão dos mercados consumidores e, consequentemente, do comércio.
A fase científica pode ser dividida em Fisiocracia, Escola Clássica e Pensamento Marxista. Esta primeira pregavaa existência de uma "ordem natural", onde o Estado não deveria intervir (laissez-faire, laissez-passer) nas relações econômicas. Os doutrinadores clássicos acreditavam que o Estado deveria intervir para equilibrar o mercado (oferta e demanda), através do ajuste de preços ("mão-invisível"). Já o marxismo critava a "ordem natural" e a "harmonia de interesses" (defendida pelos clássicos), afirmandoque tanto um como outro resultava na concentração de renda e na exploração do trabalho.
Apesar de fazer parte da fase científica, convém ressaltar que a Escola Neoclássica e o Keynesianismo, diferenciam-se dos outros períodos por elaborar princípios teóricos fundamentais e revolucionar o pensamento econômico, merecendo, portanto, destaque. É na Escola Neoclássica que o pensamento liberal seconsolida e surge a teoria subjetiva do valor. Na Teoria Keynesiana, procura-se explicar as flutuações de mercado e o desemprego (suas causas, sua cura e seu funcionamento).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Das Origens até 1750 (Fase Pré-Científica da Economia)
 
 
1. Antiguidade Grega
 
Com o aumento da complexo social e da escassez, tornou-se mister a existência de um estudo com oobjetivo de, com o desenvolvimento tecnológico, satisfazer um maior número de pessoas e/ou necessidades, trabalhando sob o plano da optimização, racionalização e do planejamento.
Esse período é caracterizado, principalmente, pelo desenvolvimento dos estudos político-filosóficos. As idéias econômicas emanadas dessa época eram fragmentadas nestes estudos, ainda não constituindo, portanto, um ramocientífico independente.
Xenofontes, pensador grego autor de diversos escritos sobre a agricultura e o sistema tributário, utilizou o termo "econômico", em uma obra do mesmo nome, porém ainda não se podia cogitar em um pensamento independente. Pode-se dizer que, de um modo geral, o pensamento econômico voltava-se, predominantemente, para a solução de problemas particulares e das transaçõescomerciais. Aristóteles também exerceu forte influência na evolução desse pensamento, sendo autor de obras em que se discutia a função do Estado, a usura e os salários, o intercâmbio e a aquisição, o valor e a formação da riqueza; contribuindo às teorias do valor que hão de vir, dos preços e da moeda.
Os pensadores romanos estavam intimamente ligados à área do Direito, não obstante a troca de produtosfosse mais intensa em Roma do que na Grécia. Roma possuía um vasto império, com uma desenvolvida rede rodoviária e uma intensa navegação, elementos que a transformaram em um importante pólo econômico, estimulando as transações comerciais e a criação de sociedades mercantis. No entanto, os romanos se preocupavam fundamentalmente com a política, restando à economia algumas observações sobre asatividades agrícolas.
Conclui-se então, que apesar das importantes contribuições dos pensadores gregos e romanos ao desenvolvimento do pensamento econômico, todos esse filósofos estiveram atados à filosofia e à política. Todas as obras nitidamente econômicas se baseavam em princípios morais e políticos, carecendo de aspectos científicos.
 
 
 
 
 
 
 
 
2. Manifestações Escolásticas (Idade...
tracking img