Antiguidade grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antiguidade Grega: Paideia

Nome: Nathani dos Santos Cunha
Matrícula: 2012.01.577209
Curso: Pedagogia
Matéria: História da Educação

Antiguidade Grega: A Paideia

Na antiguidade, a Grécia não se constitui em uma unidade política - administração única e sim em diversas cidades-estados, que possuíam em comum o idioma falado, a religião, além de similaridades nas instituições sociais epolíticas. Para fins didáticos estudaremos apenas os períodos: Arcaico, Clássico e Helênico da história grega.

- Período homérico (XII a. C. – VIII a. C.)

É assim chamado porque naquela época teria vivido Homero, talvez no século IX ou VIII a.C. Predominava a concepção mítica do mundo, pela qual se admitia que as ações humanas fossem influenciadas pelo sobre natural, pela interferência divina. Ohomem não vivia sua autonomia e sim na dependência de seus deuses e de suas variações de humor. Entre as principais obras produzidas neste período destacam-se a Ilíada e a Odisseia, ambas atribuídas a Homero. Surge desse período a concepção de que o guerreiro ideal deveria comungar em si a beleza e a bondade. Trata-se da virtude do guerreiro belo e bom. Segundo Aranha, “o conceito de virtudepossuía neste período, o sentido de força e coragem atribuídas ao ‘guerreiro belo e bom’, aos quais se acrescentavam a prudência, a lealdade, a hospitalidade, bem como a honra, a glória e o desafio à morte”.

- Período Arcaico (VIII a. C. – VI a. C.)

Neste período ocorreram grandes transformações sociais e políticas, que iram modificar a estrutura político-administrativa dessa sociedade, comadvento das cidades-estados (Póleis) e a caracterização de uma sociedade dividida em classes e baseada na economia escrava. Incrementa-se o comércio, que se estende para as colônias gregas. Há o desenvolvimento da escrita e a introdução da moeda. Também é neste período que ocorre a ruptura entre a aristocracia tradicional e os novos proprietários agrários, recentemente enriquecidos pelo comércio. Nestesentido destaca-se a atuação do tirano (legislador) Sólon, que aboliu o pagamento de dívida sobre terras, no qual o pequeno proprietário tornava-se presa dos grandes latifúndios como rendeiros ou cativos por dívidas, preservando dessa forma a propriedade agrária modesta, que será à base da economia helênica. Outra importante inovação ocorreu no exército, que passa a ser constituído essencialmentepor Hoplitas, fazendo com que o sucesso nas guerras seja cada vez maior e aumente o número de escravos nas cidades.

- Período Clássico (V a. C. – IV a. C.)

Representa o apogeu da sociedade grega. A esplendida produção nas artes, literatura, arquitetura e filosofia representa o que de melhor havia, um ideal a ser seguidos pelos demais povos, o auge da democracia. Todo este desenvolvimento sófoi possível graças à força do trabalho escravo, que suportava toda a estrutura da cidade e libertava os cidadãos para o “ócio digno”, ou seja, se dedicar à filosofia, política, artes entre outras atividades. Mais da metade da população era composta por escravos, outra parcela por estrangeiros (metecos) que cuidavam do comércio e o restante por Cidadãos, sendo que somente os homens possuíamdireitos políticos.

- A Paidéia

Literalmente significa criação dos meninos, com o passar do tempo passou a representar o ideal de educação grega, a própria cultura construída a partir da educação. A Paidéia tem por finalidade construir o homem em sua totalidade: homem e cidadão. Platão a definia da seguinte forma: “A essência de toda boa educação, ou Paidéia é que dá ao homem o desejo e ânsia dese tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e obedecer, tendo a justiça como fundamento.” Werner Jaeger, helenista alemão, diz o seguinte: “Não se pode evitar o emprego de expressões modernas como civilização, cultura, tradição, literatura ou educação; nenhuma delas coincide realmente com o que os gregos entendiam por Paidéia. Cada um daqueles termos se limita a exprimir um aspecto...
tracking img