Antiguidade classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antiguidade Clássica

Ao conjunto dos valores culturais, econômicos, sociais e políticos da sociedade grega e romana denomina-se “civilização clássica” que se caracterizou por sua base comercial e escravocrata. A posição geográfica favoreceu tanto os gregos como os romanos, devido à existência de baías profundas em seus territórios e ideias para a concorrência de bons portos.As heranças deixadas por gregos e romanos são as bases da civilização ocidental contemporânea: a filosofia, o teatro, as diversas formas de governo, a organização militar, entre outras.
Grécia
O povoamento da Grécia se deu por meio de sucessivas invasões de povos indo-europeus.Pela ordem de chegada tem-se: aqueus, jônios, eólios e dórios. Inicialmente, formaram-se os genos - organização patriarcal cujas principais características eras: a propriedade coletiva da terra e o poder supremo do Pater familis.
Com o aumentopopulacional, observou-se o fim gradual dos genos em função da escassez de terras férteis. Essas terras passaram a ser propriedade privada e a sociedade passou a ser dividida em classes. Surgem então, as Cidades-estados.
Cidades - Estado:
Devido às características geográficas, as Cidades – Estado grego, ou polis, eram independentes, cada uma possuía suas leis, costumes e administração política.Apesar disso a língua, a religião, os jogos olímpicos e as ameaças externas uniam as Cidades – Estado.
Cada vila ou cidade contava com ginásio ao ar livre onde os homens podiam praticar exercícios ou vários tipos de jogos com bola. Ascrianças geralmente rolavam aros ou brincavam com bonecas. Os homens mais velhos sentavam-se na ágora (mercado), onde ficavam jogando damas ou conversando. A mulher grega trabalhava quase que todo o tempo e tinha poucos divertimentos. As caçadas eram passatempos prediletos nas propriedades rurais.
Uma característica da Grécia antiga é que ela nunca teve um Estado unificado. Das diversas pólis gregas,destacaram-se duas: Esparta e Atenas.
Esparta:
Devido à necessidade de controlar uma grande massa de escravos, os esparciatas desenvolveram uma forte cultura militarista. Aos sete anos de idade, a criança espartana já se via envolvida em rígidos treinamentos de guerra.
A agricultura era à base da economia espartana. Ocomercio e o artesanato eram atividades proibidas aos esparciatas. As leis espartanas davam somente aos esparciatas direitos políticos. Como era minoria, o governo foi caracterizado como sendo uma oligarquia.
Atenas:
Devido a pouca fertilidade do solo na região, os atenienses, detentores de bons portos naturais, foram obrigados a buscar recursos econômicos por meio do comércio marítimo.Chegaram a dominar uma considerável parte do Mediterrâneo.
-Cidadãos: Nascidos em Atenas e maiores de dezoito anos. Somente eles possuíam direitos políticos.
-Metecos: Estrangeiros livres, sem direitos públicos.
-Escravos: Prisioneiros de guerra.
Aspectos da Sociedade Grega
Educação:Em Atenas valorizava-se o espirito crítico, o ideal de beleza e a politização do cidadão. Esparta de caráter militarista objetivava a formação de bons soldados e a despreocupação coma complexidade das ideias.
Cultura:
São heranças gregas: o teatro (Ésquilo e Sófocles), a filosofia (Sócrates, Platão, Aristóteles), o realismo artístico, a democracia e...
tracking img