Antigo egito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa
de
história

pesagem do coração no Tribunal de Osíris

Tema: Egito Antigo

Escola de aplicação sonho possível-I.E.P.M.Marinho
Aluno: Cosme de Souza Francisco
Professor:Nilo Cezar
Data:30 -05- 2012

"Pensar o passado para compreender o presente e preparar o futuro."
Heródoto ( historiador da antiguidade)

Bibliografia :

1.http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-antiga/civilizacao-egipcia/resumo-egito-antigo/

Conteúdo

Egito Antigo: cultura, economia , sociedade,política e religião.

Antecedentes
O Egito Antigo é uma dascivilizações mais importantes e fascinantes da Antiguidade.A maior parte do que conhecemos sobre esta civilização vem das pirâmides,pinturas,textos e objetos deixados nas tumbas dos reis.
O Egito Antigose localizava no nordeste da África, em pleno Deserto do Saara . Fazia parte, também, do Crescente Fértil, que englobava também outras regiões, como Mesopotâmia,Fenícia e Israel .
A civilizaçãoegípcia se desenvolveu às margens do rio Nilo, que transformou o Egito Antigo em um imenso oásis com mais de 1000 quilômetros de comprimento.
Importância do Nilo
O vale do Nilo compreendia o Alto Egito,ou Terra do Sul, e o Baixo Egito, ou Terra do Norte.O rio Nilo desembocava no Mar Mediterrâneo.De junho a outubro, as águas do Nilo inundavam as terras de ambas as margens e depositavam o húmus, umaespécie de adubo natural que tornava a terra propícia para agricultura.

O Rio Nilo teve tamanha importância para o Egito, que o grego Heródoto disse a seguinte frase:“O Egito é uma dádiva doNilo”.Porém, Heródoto, nesta frase, falou apenas da questão geográfica. Não podemos esquecer que, se não fosse o trabalho de camponeses, artesãos e escravos, o Egito nunca teria se tornado uma grandecivilização.

Economia
A agricultura era a principal ocupação dos egípcios. Os principais produtos eram o algodão, o linho, trigo, cevada, entre outros.Havia uma espécie de bambu, chamada papiro, que...
tracking img