Antibioticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice:

Introdução ………………………………………………………………………………………. Pág. 2
Breve abordagem sobre “A Bioética”………………………………………………. Pág. 4
O filme em que me inspirei …………………………………………………………….. Pág. 6
Bioética vs Clonagem ……………………………………………………………………… Pág. 8
Ética ……………………………………………………………………………………. Pág.12
Riscos gerais da Clonagem Humana………………………………………………… Pág. 15
Artigos relacionados com a clonagem emMedicina Dentária ………….. Pág. 16
Conclusão ………………………………………………………………………………………. Pág. 21
Bibliografia …………………………………………………………………………………….. Pág. 22

Introdução:
No âmbito da disciplina de Introdução à Medicina Dentária, foi-me proposta a realização de um trabalho final.
O tema deste trabalho podia ser escolhido por nós, desde que estivesse relacionado com “Bioética” ou com “Introdução à Medicina” e,desta forma, temos a oportunidade de explorar o tema com o qual nos sentimos mais interessados em aprender e, assim, sentimo-nos assim mais motivados e entusiasmados com a sua elaboração.
Entre os 2 assuntos propostos, o que mais chamou a minha atenção foi “A Bioética” e, como existem inúmeros filmes actuais que abordam vários pontos deste tema, vou-me basear nesta importante forma de arte eentretenimento popular que é o cinema.
Temos que, a bioética deriva do grego: “bios” = vida e “ethos” = ambiente, comportamento, ética; é uma ciência da vida, uma ciência nova que une a reflexão moral, a biologia, a medicina, a sociologia, etc. É, também, uma associação de diversas disciplinas, comprometidas com a vida: humana, vegetal, animal.
Desta forma, o filme que mais me cativou e interessou,pela facto de estar cada vez mais próximo do que poderá vir a acontecer, foi “A Ilha”. Este filme descreve um cenário futurista de ficção científica no qual seres humanos vivem as suas vidas tranquilas numa ilha sem suspeitar que são clones criados com a única finalidade de serem meros “recipientes” de órgãos para as pessoas das quais foram clonadas.
Neste trabalho, vou também enumerar diversosdados históricos e científicos que relacionam a clonagem com a bioética. Inicialmente, explico muito resumidamente como se processa a clonagem e as diversas formas de a executar. De seguida, apresento alguns casos de sucesso e de insucesso, que foram muito importantes para aprendizagem deste tema. Assim, falo de alguns avanços ao nível da clonagem e relaciono-os com a bioética, sendo que é muitoimportante que a clonagem seja dependente da bioética e, se tal não acontecer podem surgir consequências catastróficas.


Breve abordagem sobre “A Bioética”
Pelo facto de existirem grandes avanços científicos e de estes levantarem imensas questões, sobre se alguns avanços tecnológicos roçavam a invasão da individualidade e privacidade humana (entre outros), tornou-se indispensável aintrodução de um novo termo - Bioética. Tal tema, foi aplicado nos Estados Unidos da América por Van Rensselaer Potter, nas obras Bioethics: the science of survival e Bioethics: bridge to the future, que era Doutorado em Bioquímica e investigador na área de oncologia da Universidade de Wisconsin/EEUU.
Inicialmente, esta temática não tinha o significado que tem hoje, para o autor, bioética era auxiliar ahumanidade no sentido de participação racional, porém cautelosa no processo da evolução biológica e cultural. Assim, Van Rensselaer Potter enunciou: “Nós temos uma grande necessidade de uma ética da terra, uma ética para a vida selvagem, uma ética de populações, uma ética do consumo, uma ética urbana, uma ética internacional, uma ética geriátrica e assim por diante... Todas elas envolvem abioética, (...)”. A partir deste, foram surgindo múltiplas abordagens deste tema, ao longo do tempo.
Actualmente, a Ética Aplicada à vida, ao ambiente, entre outros, surge como uma resposta a problemas, é uma reflexão com base na realidade. Sendo assim, a Bioética aborda estes novos problemas de forma original, secular, interdisciplinar, contemporânea, global e sistemática. Desta forma, estimula...
tracking img