Antecendente do modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUANDO SE FALA DA ARTE QUE SE DESENVOLVEU NA EUROPA E MAIS TARDE NA AMÉRICA DO NORTE DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX, COM FREQUÊNCIA SE REPETEM OS TERMOS CLÁSSICO E ROMÂNTICO. ELES SE REFEREM A DUAS GRANDES FASES DA HISTÓRIA DA ARTE: O CLÁSSICO ESTÁ LIGADO À ARTE DO MUNDO ANTIGO, GRECO-ROMANO, E ÀQUELA QUE FOI TIDA COMO SEU RENASCIMENTO NA CULTURA HUMANISTA DOS SÉCULOS XV E XVI ; O ROMÂNTICO, À ARTECRISTÃ DA IDADE MÉDIA E MAIS PRECISAMENTE AO ROMÂNICO E AO GÓTICO.
JÁ SE PROPÔS TAMBÉM UMA DISTINÇÃO POR ÁREAS GEOGRÁFICAS : CLÁSSICO SERIA O MUNDO MEDITERRÂNEO, ONDE A RELAÇÃO DOS HOMENS COM A NATUREZA É CLARA E POSITIVA ; ROMÂNTICO, O MUNDO NÓRDICO, ONDE A NATUREZA É UMA FORÇA MISTERIOSA, FREQUENTEMENTE HOSTIL.
SÃO DUAS MITOLOGIAS DIVERSAS, QUE TENDEM A SE OPOR E A SE INTEGRAR À MEDIDA QUE SEDELINEIA NAS CONSCIÊNCIAS, COM AS IDEOLOGIAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DAS CONQUISTAS NAPOLEÔNICAS, A IDÉIA DE UMA POSSÍVEL UNIDADE CULTURAL, TALVEZ TAMBÉM POLÍTICA, EUROPÉIA. É A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII QUE OS TRATADOS DO RENASCIMENTO E DO BARROCO SÃO SUBSTITUÍDOS, A UM NÍVEL TEÓRICO MAIS ELEVADO, POR UMA FILOSOFIA DA ARTE. COM ESTA FILOSOFIA DA ARTE (ESTÉTICA), A ATIVIDADE DOARTISTA NÃO É MAIS CONSIDERADA COMO UM MEIO DE CONHECIMENTO DO REAL, DE TRANSCENDÊNCIA RELIGIOSA OU EXORTAÇÃO MORAL.
O ILUMINISMO FRUTO DO PENSAMENTO RACIONALISTA DO SÉCULO XVIII, ELEVA O ARTISTA A UMA NOVA CATEGORIA. A NATUREZA NÃO É MAIS A ORDEM REVELADA E IMUTÁVEL DA CRIAÇÃO, MAS O AMBIENTE DA EXISTÊNCIA HUMANA ; NÃO É MAIS O MODELO UNIVERSAL, MAS UM ESTÍMULO A QUE CADA UM REAGE DE MODO DIFERENTE; NÃO É MAIS A FONTE DE TODO O SABER, MAS O OBJETO DA PESQUISA DO CONHECIMENTO. O QUE ERA VALOR A PRINCÍPIO E ABSOLUTO DA NATUREZA, COMO CRIAÇÃO E MODELO DE TODA INVENÇÃO HUMANA, É SUBSTITUÍDO PELA IDEOLOGIA COMO IMAGEM FORMADA PELA MENTE, COMO ELA GOSTARIA QUE FOSSE TAL REALIDADE. O FATO DO CAMPO IDEOLÓGICO, QUE TANTAS VEZES SE TRANSFORMA EM EXPLICITAMENTE POLÍTICO, OCUPAR O LUGAR DO PRINCÍPIOMETAFÍSICO DA NATUREZA-REVELAÇÃO, TANTO NA ARTE NEOCLÁSSICA, QUANTO NA ARTE ROMÂNTICA, MOSTRA QUE AMBAS APESAR DA APARENTE DIVERGÊNCIA, PERTENCEM AO MESMO CICLO DE PENSAMENTO. A DIFERENÇA CONSISTE SOBRETUDO NO TIPO DE POSTURA (RACIONAL OU PASSIONAL) QUE O ARTISTA ASSUME EM RELAÇÃO À HISTÓRIA E À REALIDADE NATURAL E SOCIAL.
UMA PRIMEIRA FASE PRÉ-ROMÂNTICA, COM A POÉTICA INGLESA DO SUBLIME E DOHORROR E COM A POÉTICA ALEMÃ
UMA FASE NEOCLÁSSICA COINCIDENTE COM A REVOLUÇÃO FRANCESA E O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO
UMA REAÇÃO ROMÂNTICA, COINCIDINDO COM A INTOLERÂNCIA BURGUESA ÀS RESTAURAÇÕES MONÁRQUICAS, COM OS MOVIMENTOS DE INDEPENDÊNCIA NACIONAL, COM AS PRIMEIRAS REIVINDICAÇÕES OPERÁRIAS.

PITORESCO E SUBLIME

DIZER QUE UMA COISA É BELA É UM JUÍZO ; A COISA NÃO É BELA EM SI, MAS DO JUÍZO QUE ADEFINE COMO TAL. O PENSAMENTO DO ILUMINISMO NÃO CONSIDERA A NATUREZA COMO UMA FORMA OU FIGURA CRIADA DE MODO DEFINITIVO E SEMPRE IGUAL A SI MESMA, QUE SE PODE APENAS REPRESENTAR OU IMITAR. A NATUREZA QUE OS HOMENS PERCEBEM COM OS SENTIDOS, APREENDEM COM O INTELECTO, MODIFICAM COM O AGIR,(É DO PENSAMENTO ILUMINISTA QUE NASCE A TECNOLOGIA MODERNA, QUE NÃO OBEDECE À NATUREZA, MAS A TRANSFORMA) É UMAREALIDADE INTERIORIZADA QUE TEM NA MENTE TODOS OS SEUS POSSÍVEIS DESENVOLVIMENTOS,MESMO DE ORDEM MORAL. DISTINGUINDO UM BELO “PITORESCO” DE UM BELO “SUBLIME”, DISTINGUE DUAS POSTURAS DIVERSAS DO HOMEM FRENTE À REALIDADE.
O PITORESCO É UMA QUALIDADE QUE REPERCUTE NA NATUREZA PELO “GOSTO” DOS PINTORES, ESPECIALMENTE DOS PINTORES DO PERÍODO BARROCO. SEUS FUNDAMENTOS SÃO:
A NATUREZA É UMA FONTE DEESTÍMULOS A QUE CORRESPONDEM SENSAÇÕES QUE O ARTISTA ESCLARECE E TRANSMITE
AS SENSAÇÕES VISUAIS SE APRESENTAM COMO MANCHAS MAIS CLARAS, MAIS ESCURAS VARIADAMENTE COLORIDAS E NÃO NUM ESQUEMA GEOMÉTRICO COMO O DA PERSPECTIVA CLÁSSICA
O DADO SENSORIAL É COMUM A TODOS, MAS O ARTISTA O ELABORA COM SUA TÉCNICA MENTAL E MANUAL E ASSIM, ORIENTA A EXPERIÊNCIA QUE AS PESSOAS TEM DO MUNDO (FUNÇÃO...
tracking img