Antecedentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antecedentes:
A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que ocorreu entre 1914 e 1918, do qual tomaram parte vários países da Europa e Estados Unidos.
O imperialismo e a forte industrialização,havia levado a Europa ,entre 1870 e 1914 ,a um momento de euforia econômica denominado Belle Époque
Confiantes no progresso, os países europeus a creditavam ter chegado ao topo da civilização.Porémeste otimismo escondia grandes tensões.Estas tensões estão entre as causas da Primeira Guerra Mundial.
Causas:
Podemos destacar várias causas que levaram ao conflito. O ultranacionalismo separavadiversos países europeus e criava um clima de tensão e hostilidade .Esta tensão se acentuou com a corrida armamentista, ou seja, a disputa pela fabricação de armas potentes. Isto acentuou a apreensão e omedo na Europa. O imperialismo também levou algumas regiões da Europa a grandes divergências, pois países como Alemanha e Itália disputavam territórios coloniais com outros países ,como Inglaterra eFrança A França e Alemanha tinham outras rivalidades. A França havia perdido, no final do século XIX, a região de Alsácia-Lorena para a Alemanha,durante a Guerra Franco-Prussiana. Isto acaboudespertando o revanchismo francês. Devido a este clima tenso e as grandes diferenças no continente europeu, foi criado uma política de alianças, que agrupou os países em dois blocos principais.

Políticade Alianças:
A hostilidade entre as nações acabou dando origem a dois grandes blocos de países, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente. A Tríplice Aliança agrupava a Áustria-Hungria, a Alemanha e aItália. Por sua vez ,a Tríplice Entente agrupava a Rússia ,a Inglaterra e a França. O clima desfavorável na Europa acabou gerando uma expectativa de guerra, que ficou conhecida como pazarmada.Enquanto isso,Áustria-Hungria e Alemanha defendiam o pangermanismo, ou seja, a união dos povos germânicos da Europa. Rússia e a Sérvia,por sua vez,defendiam o pan-eslavismo,ou seja, a união dos povos...
tracking img