Ansiedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. – Ansiedade Normal
A ansiedade é considerada uma perturbação psíquica que traz insegurança e desconforto e varia de pessoa para a pessoa a gravidade em que a atinge. Acompanha cada pessoa, desde as suas primeiras ações como o desejo por algum brinquedo novo, a separação a seus pais na rotina escolar, rompimento de relacionamentos, expectativa para provas escolares ou de empregos e assimsubsequente durante a evolução humana. É um distúrbio emocional caracterizado pelo medo, apreensão, mal-estar, desconfiança entre ambientes ou pessoas. A ansiedade é um sinal de alerta que estimula cada pessoa de sua forma exercer uma reação, entrar em ação. Geralmente vêm acompanhada por sintomas autonômicos, como dores de cabeça, tonturas, formigamento nas extremidades corpóreas, tremores, entreoutros sintomas listados na tabela abaixo:
Manifestações periféricas de Ansiedade |
Diarreia (aumento de evacuações liquidas ou pastosas) |
Tonturas (desequilíbrio) |
Hiper-hidrose (aumento na transpiração) |
Hiper-reflexia (reflexos muito ativos) |
Hipertensão (aumento da pressão arterial) |
Palpitações (consciência dos batimentos cardíacos mais fortes) |
Midríase pupilar(dilatação da pupila) |
Desmaio (perda súbita da consciência e sentidos) |
Taquicardia (aumento da frequência cardíaca) |
Tremor (movimentos oscilatórios involuntários) |
Desconforto abdominal (dores abdominais) |

A ansiedade é um fenômeno que ocorre para hora nos favorecer, e hora nos prejudicar. Conforme a pessoa se mantém ansiosa, ela está constantemente habituada e estimulada a entrar emação, independente da circunstancia que seja colocada. Funciona como um alerta para perigos internos como dores, e perigos externos como uma ameaça de assalto. Podendo vir acompanhada por outros sentidos, como o medo que visa preparar o individuo a situações de risco, deixando assim de sofrer ameaças, ou apenas ameniza-las. Sendo assim, é de alta importância para o funcionamento do individuo dentrode uma sociedade.

2.1 – Ansiedade e Medo

Ansiedade e medo são diferentes, a partir do momento em que a ansiedade está relacionada a uma resposta dada, em função a uma ameaça desconhecida, interna ou externa, enquanto o medo está sempre associado a uma ameaça conhecida e definida.
Começaram a ser distinguidas por acidente, quando as primeiras traduções realizadas em cima das obras deSigmund Freud, traduziram angst, de origem alemã para medo, como ansiedade. Freud mesmo não se importava com a distinção entre as duas, já que um fator pode acarretar o outro, sendo que da mesma forma que a ansiedade, o medo pode ser provocado por algo interno, que apenas foi deslocado para o meio externo, como uma forma de associação. Por exemplo, um menino que possui medo de algum determinadoanimal, e o associa a alguma professora, logo será um medo secundário determinado por algo interno.
Charles Darwin relacionava medo a algo repentino e perigoso. E em 1896, ofereceu a seguinte descrição psicofisiológica do medo em transição ao terror:

“O medo é frequentemente precedido pelo espanto, e se assemelha tanto a este, que ambos despertam instintivamente os sentidos da visão e daaudição. Em ambos os casos, os olhos e a boca ficam totalmente abertos e as sobrancelhas se elevam. O homem amedrontado, a princípio, fica como uma estátua, imóvel e sem respirar, ou instintivamente abaixa-se, para escapar à observação. O coração bate rápida e violentamente, de modo que palpita ou bate contra as costelas; mas é bastante duvidoso se ele trabalha mais eficientemente do que o habitual paraenviar maior quantidade de sangue a todas as partes do corpo, uma vez que a pele torna-se instantaneamente pálida, como durante uma vertigem incipiente. Entretanto, esta palidez da superfície do corpo é provavelmente devida, em grande parte ou exclusivamente, ao fato de o centro vasomotor ser afetado de modo a causar a contração das arteríolas da pele. A maneira como a pele é influenciada...
tracking img