Anorexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anorexia
O que é a anorexia?
É uma perturbação psicológica com implicações físicas e emocionais graves. Afecta predominantemente as adolescentes com maior risco de incidência entre os 14-18 anos,podendo iniciar-se mais cedo. Embora seja predominante no sexo feminino, surge também no sexo masculino. Caracteriza-se essencialmente por um medo intenso de engordar mesmo quando muito magra, poruma perda de peso superior a 15% em relação ao peso esperado, por uma alteração significativa da percepção do tamanho e forma corporais e ausência de, pelo menos, 3 ciclos menstruais consecutivos.Para que a Anorexia ou Anorexia Nervosa surja é necessária a conjugação, num dado momento, de determinados factores :a jovem adolescente ter determinadas características de personalidade, vivenciaralgumas dificuldades e problemas pessoais e iniciar uma dieta. No entanto, tudo começa um pouco antes da dieta.
Habitualmente são jovens com uma auto-estima baixa, alguns traços obsessivos, dúvidasacerca do seu valor pessoal, com padrões elevados de exigência e responsabilidade, inseguras, que não sentem confiança em si e com dificuldades em estabelecer relações com os outros. Ou seja, sentem quenão conseguem gerir a sua vida, tomar decisões ou simplesmente fazer as coisas bem, o que faz com que se centrem no seu corpo e no seu controlo como forma de obterem valor pessoal.
Numa 1a fase daperda de peso são elogiadas, no entanto, as jovens começam a sentir que precisam de força de vontade para controlar a fome e emagrecer.
Assim, a perda de peso é percepcionada como uma vitóriapessoal.
Inicialmente e quando o diagnóstico está confirmado verifica-se sempre uma reacção de negação de qualquer tipo de ajuda, levando muitas vezes a conflitos familiares e sociais.
Esta situaçãoclínica quando não detectada a tempo pode tornar-se numa doença crónica, sendo que a taxa de mortalidade é de 5%.

O seu curso e evolução são altamente variáveis, alguns doentes conseguem recuperar...
tracking img