Anorexia e bulimia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIESC SÃO DOMINGOS

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TORRES
2010
ALESSANDRA MATOS

ANOREXIA, BULIMIA E
COMPULSÃO ALIMENTAR
Trabalho apresentado à disciplina
de Educação Física como avaliação
parcial do 1º bimestre CIESC São
Domingos.

Profª Rejane Knabben

TORRES
2010
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade falar sobre os distúrbios alimentares, anorexia, bulimia ecompulsão alimentar, e o que cada um deles pode provocar, quais são seus sintomas e como podemos curá-los. Adolescentes e adultos, hoje em dia, principalmente meninas e mulheres, devem ter o máximo de informações sobre essas doenças, que muitas vezes não levamos a sério, para que não sofram conseqüências depois.

DESENVOLVIMENTO

ANOREXIA
O QUE É?
Anorexia nervosa é um transtorno alimentarno qual a pessoa busca por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociedade. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, nafaixa de 12 a 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica.

O QUE SE SENTE?

Perda de peso em um curto espaço de tempo (peso corporal em 85% ou menos do nível normal);
Alimentação e preocupação com o peso corporal tornam-se obsessões;
Crença de que se está gordo, mesmo estando excessivamente magro;
Parada dociclo menstrual (amenorréia);
Interesse exagerado por alimentos;
Comer em segredo e mentir a respeito da comida;
Depressão, ansiedade e irritabilidade;
Exercícios físicos em excesso;
Progressivo isolamento da família e amigos;
Negar quando questionado sobre o transtorno.

COMPLICAÇÕES MÉDICAS

Desnutrição e desidratação;
Hipotensão (diminuição de pressão arterial);
Anemia (devido aobaixo nível de ferro);
Redução de massa muscular;
Intolerância ao frio;
Amenorréia (parada do ciclo menstrual);
Osteoporose (rarefação e fraqueza óssea), devido ao baixo nível de cálcio, ou à deficiência do intestino em absovê-lo;
Infertilidade em casos crônicos.
Maior propensão a infecções por comprometimento do sistema imunológico.

QUAIS SÃO AS CAUSAS?
Não existe uma causa única paraexplicar o desenvolvimento da anorexia nervosa. Muitos especialistas acreditam que a influência da mídia é a principal causa desses transtornos alimentares. Isto porque a mídia da extrema valorização a magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades, ela impõe o estereótipo em que a magreza é um fator importantíssimo, se não indispensável, para o sucesso social e econômico de uma pessoa, desde asredes de televisão até filmes e revistas.
Pessoas que passaram por eventos traumáticos anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual também possuem um maior risco de serem anoréxicas. Pessoas em certas profissões, como atletas, bailarinos, dançarinos, ginastas ou modelos, podem motivar uma pessoa a decidir por diminuir seu peso, possivelmente resultando em um transtornoalimentar. O perfeccionismo também é um fator de risco.

COMO SE DESENVOLVE?
A preocupação com o peso e a forma corporal leva o adolescente a iniciar uma dieta progressivamente mais seletiva, evitando ao máximo, alimentos de alto teor calórico. Aparecem outras estratégias para perda de peso como, por exemplo: exercícios físicos excessivos, vômitos, jejum absoluto.
A pessoa segue se sentindogorda, apesar de estar extremamente magra, acabando por se tornar escrava das calorias e de rituais em relação à comida. Isola-se da família e dos amigos, ficando cada vez mais triste irritada e ansiosa. Dificilmente, a pessoa admite ter problemas e não aceita ajuda de forma alguma. A família às vezes demora a perceber que algo está errado. Assim, as pessoas com anorexia nervosa podem não receber...
tracking img