Anorexia e bulimia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bulimia
È o distúrbio alimentar caracterizado por episódio recorrentes de “orgias alimentares”no qual o paciente como grandes quantidades de alimentos em um curto espaço de tempo como se estivesse com fome.O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e / ou evacuar o que comeu através de artifícios como medicações ,com a finalidade de não ganhar peso.
Pode ser causado pordiversos fatores como, por exemplo:
Problemas biológicos /orgânicos
Distúrbios psicológicos
Questões culturais (influências de pessoas ) relacionadas ao desejo de ficar magra ou não engordar.
As conseqüências da bulimia são variadas e graves e podem causar lesões irreversíveis ou de difícil tratamento(ex:depressão, fadiga, arritmia cardíaca, irregularidade menstrual, ossos e dentes frágeis,vasos sanguíneos dilatados na pele do rosto e problemas de estômago e esôfago ).
Tratamento
Os antidepressivos tricíclicos já foram testados e apresentaram respostas parciais, ou seja, os pacientes melhoram, mas não se recuperam completamente. Carbamazepina e lítio também foram testados com uma resposta ainda mais fraca. Os antidepressivos IMAO também apresentam uma melhora similar a dostricíclicos, porém melhor tolerado pelos pacientes por terem menos efeitos colaterais.Mais recentemente os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina vêem sendo estudados com boas respostas, mas não muito superiores às dos tricíclicos.Os estimulantes por inibirem o apetite também apresentaram bons resultados, mas há poucos estudos a respeito para se embasar uma conduta terapêutica.
Muitospacientes só com psicoterapias apresentam remissão completa.Não há uma abordagem especialmente recomendada.Pode-se indicar a psicanálise, a terapia cognitivo comportamental, terapias de grupo, grupos de auto-ajuda, psicoterapias individuais.
Anorexia
Doença de fundo psicológico caracterizada por um transtorno alimentar, a pessoa não se alimenta .Em geral, acomete mulheres adolescentes .Entre ossintomas estão a magreza excessiva de menstruação.Em casos extremos, a pessoa pode morrer.
Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como “gordo”.Apesar das pessoas em volta notarem que o pacienteestá abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, continuam a emagrecer e perder mais peso.O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quando a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.
O paciente anoréxico costuma usar meios poucos usuais para emagrecer .Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicosintensos,induzir o vômito,jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.
Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém “normal” pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hospital geral) morrem por inanição , suicídio ou desequilíbrio doscomponentes sanguíneos.
Cabe aos familiares identificar o paciente anoréxico, pois ele não tem consciência da doença e não vai procurar ajuda por livre e espontânea vontade.
Causas da anorexia nervosa
A causa da anorexia é multifatorial, ou seja, diversos fatores estão envolvidos para que alguém desenvolva a doença
Os principais fatores causadores da anorexia nervosa estão listados abaixo:
•Fatores biológicos, como circuitos cerebrais menos adaptados ao estresse e circuitos de percepção corporal alterados.
• Fatores psicológicos, como traumas de infância, separações, perdas.
• Fatores socioculturais, como exigência de corpos extremamente magros em alguns círculos sociais e pela mídia.
Tratamento da anorexia
O tratamento para a qualquer tipo de anorexia inclusive a anorexia...
tracking img