Supply chain management

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


1.1 Contextualização


È notícia constante na mídia que o setor automotivo busca o fortalecimento seja pela redução de custos, seja pelo aumento do nível de serviço prestado aos clientes, como alternativa de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.
Normalmente, várias empresas estão envolvidas desde a produção até o consumidor final, tais comoprodutores de matérias-primas e componentes, montadoras, distribuidores, varejistas e transportadoras são todos membros da cadeia de suprimentos (SCAVARDA; HAMACHER, 2001).

Em termos gerais uma cadeia de suprimentos compreende o conjunto de atividades que envolvem a distribuição do produto para o consumidor final, desde a aquisição de matéria prima, manufatura e montagem, armazenagem, controlede estoques, controle de entrada e saída de materiais, distribuição entre os elos da cadeia, entrega ao consumidor e também o sistema de informações envolvido (SOARES; LIMA, 2007).

Assim as empresas do setor automotivo procuraram utilizar métodos e ferramentas adequadas que permitissem um melhor gerenciamento, levando-se em consideração a realidade enfrentada. Nesse sentido, a gestão dacadeia de suprimentos ou supply chain management – SCM, pode se apresentar como um novo modelo gerencial que procura a integração dos processos de negócios ao longo da cadeia de suprimentos para que produtos e/ou serviços de tenham maior valor percebido pelo cliente final e sejam obtidos através do menor custo possível (pires; neto, 2010).
Nos últimos anos o interesse pela SCM tem crescidomuito no mundo e no Brasil. Os avanços têm sido muito significativos tanto na área de serviços como na manufatura (SEBRAE, 2004).

Este trabalho tem por objetivo compreender o conceito de uma cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM) do setor automotivo a partir de uma revenda de pneus.

Assim, de que maneira o serviço de comercialização de pneus está inserido na cadeiaprodutiva do setor automotivo brasileiro enfocando o conceito de SCM – Supply Chain Management ?

1.2 Justificativa


No decorrer do desenvolvimento da indústria automobilística no século XX e continuando neste século XXI, o consumo de pneus atingiu quantidades extraordinárias. Cerca de 300 milhões de pneus, o equivalente a mais de 2 milhões de toneladas de borracha, sãodescartados anualmente nos Estados Unidos (ANIP, 2011)
No Brasil, a produção de pneus teve seu inicio em 1934, quando foi implantado o Plano Geral de Viação Nacional. No entanto, a concretização desse plano aconteceu em 1936 com a instalação da Companhia Brasileira de Artefatos de Borracha – mais conhecida como Pneus Brasil – no Rio de Janeiro, que em seu primeiro ano de vida fabricou mais de 29 milpneus.
No Brasil estão instaladas 12 fábricas de pneus, das quais quatro internacionais: Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli. Em 2010 o total de pneus comercializados no Brasil chegou a 73,1 milhões de pneus (ANIP, 2011).
O setor varejista de pneus conta com grandes revendedoras autorizadas que trabalham com os produtos da indústria de pneumáticos, utilizando o pneucomo produto para venda e fazendo a divulgação da marca, além de oferecer serviços autorizados, como troca de pneu, alinhamento e balanceamento.
Assim, dentro da cadeia produtiva automotiva formada pelas montadoras de veículos que trabalham de forma integrada com as indústrias fornecedoras de componentes de metal, de plásticos e de borracha, de módulos eletroeletrônicos e módulos de arcondicionado, o serviço de comercialização de pneus representa um dos elos finais dessa cadeia.


1.3 Método de pesquisa


De acordo com o Manual de Projeto de Pesquisa elaborado pela Fatec - Taquaritinga, é possível explicitar a metodologia este trabalho da seguinte maneira:
Quanto à Natureza: é aplicada porque busca soluções para problemas concretos e imediatos, envolvendo...
tracking img