Anomia - durkheim e merton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ABSTRACT: Este trabalho realiza-se no âmbito da disciplina de Ciências do Comportamento Desviante II, leccionada pela Docente Rita Faria no 1º ano da licenciatura em Criminologia. O tema escolhido foi a relação entre o conceito de anomia e o crime, nomeadamente na perspectiva de dois autores: Émile Durkheim e Robert Merton.
KEY WORDS: Crime, anomia, funcionalismo, sociedade
Relação entreAnomia e Crime
Perspectivas de Durkheim e Merton

Introdução
Apesar do conceito de anomia ter sido celebrizado por Durkheim, foi Merton quem mais o explorou e desenvolveu nos seus estudos. Também outros autores, como Piaget (1), Boudon & Bourricaud (2), e Robert Bierstedt (3), fazem alusões ao conceito de anomia, mas sempre na esteira de Durkheim e Merton, não acrescentando muito de novo,como abaixo exemplifico com pequenos extractos ou resumos das suas teorias. Foi com Durkheim que o crime se tornou parte integrante da sociedade, e portanto objecto da sociologia comtemporanêa. É através do movimento funcionalista, e da aplicação dos métodos e instrumentos sociológicos, nomeadamente a recolha e a interpretação dos dados estatísticos, que surge uma nova disciplina: a SociologiaCriminal.
De modo a estabelecer as posições dos dois autores, o presente trabalho debruça-se no estudo das suas obras consideradas pertinentes para o tema em causa, nomeadamente: «On Social Structure and Science» de Robert Merton e «O suicídio», «As regras do método sociológico» e «Da divisão do trabalho social» de Émile Durkheim.

(1) Piaget: Na sua teoria sobre o desenvolvimento moral,Piaget afirmava que a criança passa por uma fase pré-moral caracterizada pela anomia, que coincide com o egocentrismo, e que se prolonga até aos 4 ou 5 anos. No entanto, o autor também chamava a atenção para o facto de que estas fases se sucedem de forma desorganizada existindo por vezes adultos em plena fase de anomia. In: Dicionário breve de pedagogia, página de acesso ao site www.eses.pt
(2)Boudon & Bourricaud: Para estes autores, «O conceito de anomia tem a intenção de precisar a ideia de desregramento social e é um dos mais utilizados na sociologia». Esclarecem ainda, que a noção de anomia, na verdade, diz respeito a um extenso conjunto de conceitos e não a uma única definição. Comparam o conceito, à teoria marxista da alienação, situação em que o individuo e a sociedade, nãofuncionam em conjunto e não detêm um sistema de regras que os una. Boudon, Raymond & Bourricaud, François. "Anomia". In: Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 1993, pp. 25-29.
(3) Robert Bierstedt: Segundo Bierstedt o termo tem sido empregado com três significados diferente: 1 – desorganização social do tipo que resulta num indivíduo desorientado ou fora da lei, comreduzida vinculação à rigidez da estrutura social ou à natureza de suas normas; 2 – conflito de normas, o que resulta em situações sociais que acarretam para o indivíduo dificuldades nos seus esforços para se conformar às exigências contraditórias; 3 – ausência de norma, ou seja, situação social que, em casos limítrofes, não contém normas; é, em consequência, o contrário de sociedade, como anarquia é ocontrário de governo.in: Sociologia juridica. Pagina de acesso ao site http://sociojur.wordpress.com
Émile Durkheim
Na obra de 1897 «O suicídio», Émile Durkheim retrata o tema do suicídio como um fenómeno social, e não como resultado de características psicológicas e individuais de um sujeito. Para a época, o seu livro foi pioneiro na análise sociológica e na utilização do método científicocomo base de estudo.
Segundo a Docente ..... , na esteira de A. Comte (4) Durkheim estuda o suicídio como um facto social e esforça-se por comprovar a sua tese através do recurso a inúmeros dados estatísticos, que apesar de não serem por si mesmos a resposta para o que causa e provoca o suicídio, contribuíram para esclarecer a relação entre algumas variáveis e o respectivo impacto na vivência...
tracking img