Ano internacional da quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ano Internacional da Química, organizado pela UNESCO e a União Internacional de Química Pura e Aplicada, celebrará as contribuições vitais da química. Para lançar o Ano, célebres químicos incluindo vários ganhadores do Prêmio Nobel participam de conferência nos dias 27 e 28 de janeiro na sede da UNESCO (Paris).
Na 179ª sessão da Diretoria Executiva, 24 Estados Membros, liderados pela Etiópia,apoiaram a proposta da ONU de proclamar o ano de 2011 como o Ano Internacional da Química.
Os objetivos gerais do Ano são:
• Aumentar a valorização e o entendimento públicos sobre química para atender às necessidades do mundo;
• Estimular o interesse dos jovens pela química;
• Gerar entusiasmo pelo futuro criativo da química;
• Celebrar o papel das mulheres naquímica, ou os principais eventos históricos na química, inclusive os centenários do Prêmio Nobel de Marie Curie, além da fundação da Associação Internacional de Sociedades Químicas.
O Ano servirá para que o mundo celebre a arte e a ciência da química, assim como suas contribuições essenciais para o conhecimento, a proteção ambiental, a melhoria da saúde e o desenvolvimento econômico. Para tanto, aUNESCO e a IUPAC estão incentivando e promovendo o maior envolvimento possível com o AIQ 2011 (veja www.chemistry2011.org ). O mundo inteiro planejou vários eventos interessantes e inovadores em química para o AIQ.
O objetivo é a celebração das grandes descobertas e dos últimos avanços científicos e tecnológicos da química. O Ano Internacional da Química tem como meta promover, em âmbitomundial, o conhecimento e a educação química em todos os níveis. Além da celebração dos inúmeros benefícios da Química para a humanidade, o AIQ tem como meta uma ação mundial sob o slogan CHEMISTRY FOR A BETTER WORLD (Química para um mundo melhor), coordenada pela UNESCO/IUPAC. Seu objetivo principal é a educação, em todos os níveis, e uma reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundosustentável.
Premio nobel
Alfred Nobel, que já vinha desgostoso com o uso militar dos explosivos que havia criado, ficou chocado ao ver a edição de um jornal francês, que noticiara por engano a morte de seu irmão Ludvig como sendo a sua e qualificando-o como "mercador da morte".[2] Por isto chama atenção o fato de o Banco Central da Suécia criar um Prêmio "Em Homenagem a Alfred Nobel", um monopolistade artefatos de destruição em massa.
É possível que essa visão antecipada do seu obituário tenha despertado nele o desejo de modificá-lo. Daí sua decisão de premiar aqueles que, no futuro, servissem ao bem da Humanidade - mais propriamente nos campos da física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Não há nenhuma menção de um prêmio em economia [3]
A Fundação Nobel foi criada emjunho de 1900[5] e é responsável pelo controle do respeito às regras na designação dos laureados e verifica o bom andamento da eleição. Também é responsável, através de um comitê específico para cada uma das cinco áreas e de acordo com as propostas de personalidades eminentes, pela elaboração e encaminhamento das listas de indicações às várias instâncias que atribuem o prêmio.
Premio nobel paraMarie curie
3. Em 1904, Pierre Curie foi nomeado professor da Sorbonne, e Marie Curie, assistente-chefe do laboratório dirigido por seu marido. Após o duro golpe da morte de Pierre, por atropelamento, em 1906, Marie Curie foi indicada para substituí-lo - e tornou-se a primeira mulher a ser nomeada como professora da Sorbonne.
A partir desse momento, ela trabalhou arduamente à procura de novoselementos químicos; em 1910, conseguiu obter uma pequena quantidade de rádio puro no estado metálico. Como conseqüência, foi agraciada, em 1911, como o Prêmio Nobel de Química; até então, ninguém havia recebido duas vezes o Prêmio Nobel.
Em 1914, organizou o Instituto do Rádio, de Paris, que se tornou um grande centro de estudos da Física Nuclear e da Química.
Durante a Primeira Guerra Mundial...
tracking img