Tipos de predicados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE PREDICADO
Para compreendermos os tipos de predicado existentes na Língua Portuguesa, temos, primeiramente, que saber a definição de predicado.
Predicado é tudo o que se declara acerca dosujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.

Predicado Verbal

O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. (que échamado de significativo), pois traz em si a ideia de ação.- Os alunos estudam todos os dias para o concurso.Observe na frase que o verbo “estudam” evidencia uma ação: o ato de estudar, e diz respeito ao sujeito “os alunos” ao mesmotempo que é complementado pelo restante do predicado “todos os dias para o concurso”. Porém, como o núcleo do predicado é o verbo “estudam”, chamamos o predicado de verbal.

Predicado Nominal

Nopredicado nominal o núcleo do predicado é um nome, o qual exerce a função de predicativo do sujeito.
Predicativo do sujeito é um termo que dá significado, atributo, característica ao sujeito ou, ainda,exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo é conectado ao sujeito sempre através de um verbo de ligação.O predicado nominal nos informa algo a respeito do sujeito. Indica um estado ou uma qualidade do sujeito.
- Ela está cansada.
- As taxas de juros continuamelevadas.
Observe na primeira oração que “cansada” é um atributo dado ao sujeito “Ela”. O sujeito “Ela” e o predicado nominal “cansada” estão conectados pelo verbo de ligação “está”.
Na segunda...
tracking img