Anmais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
sábado, 24 de outubro de 2009
Animais em extinção

ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Você sabia que existem animais que estão praticamente desaparecendo do planeta?!?! Isso é, no mínimo, muito preocupante,pois qualquer espécie, animal ou vegetal, por mais simples que seja, tem muito valor para o meio ambiente e é insubstituível.

A partir de agora vamos descobrir as causas, conhecer esses animais etambém saber o que está sendo feito para mudar esse quadro...
Desrespeito ao meio ambiente é principal causa da extinção
Você já reparou quantas notícias temos visto atualmente sobre desmatamento dasflorestas e queimadas em diversas regiões? Pense em quantos animais morrem ou ficam “desabrigados” por essas ações inconsequentes do ser humano. Pois então fica fácil perceber que o principal motivoda extinção dos animais é a destruição de florestas, seja pelo desmatamento ou por queimadas.
Para ter uma idéia da gravidade do desmatamento, só na Amazônia atualmente, a área total afetada pelodesmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano.
A poluição também contribui para a extinção de animais, poisprejudicam diretamente o ciclo de vida de muitas espécies.
Outro fator que contribui para a extinção é a caça em busca de aproveitamento de partes desses animais, como por exemplo, para obtenção de carne,gordura, peles, plumas, troféus e lembranças. A coleta de ovos para venda também é bastante comum, pois gera lucro para os caçadores.
O tráfico de animais também é um fator de muita preocupação: deacordo com Polícia Federal, a cada ano 12 milhões de animais, a maioria integrante da lista de espécies em extinção, são apanhados na fauna brasileira e 30% deles são enviados ao exterior. Esses animaissão transportados em condições precárias, ficam doentes e chegam a morrer fora de seu habitat natural.

Números da extinção
Até o final de 2008 cientistas identificaram cerca de 1,4 milhões de...
tracking img