Animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Animais em Vias de Extinção

Índice

Conteúdo

Índice 2
Introdução 3
Diferença entre extinção e vias de extinção 4
Causas e Consequências da Extinção do Animais 4
Algumas espécies de animais em vias de extinção 6
Animais Extintos 8
Conclusão 11
Bibliografia 12

Introdução

No nosso mundo, há várias espécies de seres vivos que estão em risco de serem extintos. As causasda extinção dessas espécies são bastante diversas, Variação no clima, caça frutífera, carência de alimento, dificuldade de reprodução e, principalmente, a ação destruidora dos homens.
Todas as espécies de seres vivos sejam elas animais ou vegetais, são importantes para o ambiente. A falta de uma dessas espécies trás consigo prejuízos para outras espécies. É muito importante haverresponsabilidade, respeito e consciência do que fazemos e do que podemos fazer para impedir a extinção de outras espécies.


Diferença entre extinção e vias de extinção

Muitas pessoas não compreendem a diferença destas duas palavras, extinção e vias de extinção.

Extinção: Quando uma espécie se encontra extinta (em extinção) quer dizer que o animal já não existe mesmo, já não há sinais desse animal nomundo, desapareceu completamente.

Vias de extinção: Quando uma espécie se encontra em vias de extinção, quer dizer que a espécie está em perigo de se extinguir, já há poucos animais dessa espécie, ou só há fémeas ou só há machos, não se podendo reproduzir.

Causas e Consequências da Extinção do Animais

A ameaça da extinção, atualmente, atinge milhares de espécies animais e vegetais.Trata-se de um problema que deriva principalmente da destruição dos habitats em que eles vivem e onde interagem com outras espécies.
Existem diversas razões para que determinada espécie passe a integrar a já demasiado longa lista de espécies em extinção. A destruição dos habitats naturais é a mais importante.
O planeta encontra-se em constante mudança, obrigando à alteração de habitats, mas estasmudanças naturais tendem a acontecer de forma gradual, causando normalmente apenas pequenos impactos em determinadas espécies. As mudanças velozes não permitem a adaptação das espécies a novas circunstâncias, o que resulta em consequências desastrosas.
As razões primárias para as alterações velozes em habitats naturais prendem-se com a atividade humana. Quase todos os pontos do planeta sofreram já anossa intervenção, especialmente ao longo do século XX. A perda de micróbios nos solos fundamentais para a sobrevivência das florestas tropicais, a extinção de peixes e outras espécies aquáticas em habitats poluídos e as alterações climáticas não passam de resultados mais ou menos imediatos da atividade humana.

Tem sido difícil provar cientificamente, e sem sombra de dúvida, que o homem é, defacto, o principal causador das dificuldades em que se encontra o mundo natural - pelo menos ao nível das alterações climáticas -, mas a comunidade científica parece ter chegado a um consenso maioritário de que esse é o caso. Pelo menos, em alguns casos específicos, os resultados negativos da atividade humana são óbvios. Contudo, alguns cientistas continuam a insistir que as mudanças em habitatspodem advir principalmente de causas naturais.
A introdução de espécies exóticas em habitats naturais contribui também para as céleres alterações a que nem animais nem plantas se conseguem adaptar. As espécies exóticas chegam a determinado local pela mão de humanos, o que pode acontecer tanto intencional como acidentalmente. Embora o seu papel possa, muitas vezes, ser de pouca importância para asalterações significativas nos habitats, existem situações em que a sua introdução é a causa para perigosos desequilíbrios em frágeis ecossistemas.
A pior destas circunstâncias ocorre quando determinada espécie exótica assume o papel de predador. Esta situação pode resultar nas tais mudanças no habitat natural e causar uma maior competitividade entre espécies para a obtenção de alimento; os...
tracking img