Angustia para o jantar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo: Angústia para o jantar

Autor: Luís De Sttau Monteiro
Luís de Sttau Monteiro nasceu em Lisboa, dia 3 de Abril de 1926. Viveu em Londres na sua adolescência o que condicionou a sua formaçãoestética e literária De regresso a Portugal, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, tendo exercido, por um breve período de tempo, a advocacia.
Publicou o seu primeiro romance em 1960,Um homem não chora.
Em 1961 publica-se Angústia para o jantar, que o colocou, desde logo, num lugar de relevo no panorama da literatura portuguesa. Desse mesmo ano é também a peça Felizmente háluar!
Foi-lhe atribuído, em 1962, O Grande Prémio do Teatro.
Fez parte do conselho redactorial de A Mosca, suplemento do Diário de Lisboa, onde se celebrizou pela criação irreverente figura daGuidinha.
Escreveu, também, sobre gastronomia, com o seu pseudónimo de Manuel Pedrosa,
Foi jornalista e colaborador regular de várias publicações - Diário de Lisboa, Se7e, O Jornal, Expresso.

Editora:Areal

Assunto/Resumo:
O Livro, fala-nos sobre dois antigos colegas de liceu, que passados 30 anos continuavam a jantar todos os dias 15 de cada mês. O Gonçalo, burguês, empresário rico e filho deboas famílias casado e com dois filhos, um dos quais era motivo de grande preocupação devido às suas ideias revolucionárias e sem ambição para o futuro, e o António, empregado de escritório e pobre,filho de um oficial da marinha e solteiro.
O livro começa com um dos célebres jantares. Falam dos seus antepassados e tudo o mais de que se lembravam. Apesar de toda a intimidade demonstrada naconversa, ambos se odiavam. Gonçalo gozava com António devido à sua situação financeira e social, e António invejava Gonçalo porque ele tinha de tudo melhor que ele. No caminho para casa, cada um ficavaa remoer a ideia pela qual se encontravam todos os dias 15.
Chegado a casa, Gonçalo, encontra a sua mulher e começa a falar-lhe sobre o futuro do filho. Ambos estavam bastante preocupados pois...
tracking img