Agramaticalidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO
SECRETÁRIADO DE ADMINISTRAÇÃO

AGRAMATICALIDADES
DA LÍNGUA PORTUGUESA

Trabalho elaborado pelos discentes: Emília Fernandes nº 2018; Ana Martins nº 2028; Patrícia Rabaça nº 2042; Renato Silva nº 1922.

Trabalho de grupo, realizado no âmbito da unidade curricular de Língua Portuguesa, sob orientação da Dr.ªCristina Gama.

Lamego 2011

Índice
Introdução 4
I-Comunicação oral e escrita 5
II-Agramaticalidades 7
III- Agramaticalidade Semântica 8
IV- Agramaticalidade Sintáctica 10
V- Agramaticalidade Morfológica 11
VI- Agramaticalidade Fonética 13
Conclusão 15
Bibliografia 16

Introdução

Neste trabalho, pretendemos mostrar as diferenças inerentes á comunicação oral e escrita.Consideramos importante fazer uma alusão a essas no primeiro capítulo do trabalho e no segundo capítulo iremos mostrar algumas agramaticalidades escritas que ocorrem em variadíssimos documentos usuais na nossa sociedade, que acreditamos acontecer quando tentamos realizar a passagem dos termos utilizados oralmente para a escrita.

I-Comunicação oral e escrita

Citando Sófocles, “Falar muito éuma coisa, falar bem é outra”.Desta forma sabemos que falar bem é um dos requisitos para comunicar bem, e para tal devemos expressarmo-nos com clareza e eficácia de forma a que os nossos objectivos em sociedade sejam concretizados e também para que os outros nos avaliem de forma positiva.
Por vezes esquecemo-nos que o saber falar advém do saber escrever e que as palavras faladas são facilmenteesquecidas enquanto que as palavras escritas ficam gravadas, consequentemente exigem rigor, precisão e clareza. A nossa língua tem uma especificidade muito própria, detendo a flexibilidade de aplicar o sujeito, o predicado e os complementos em qualquer parte da frase, de forma em que o sentido da frase fique inalterado.
Hoje em dia, muitas pessoas ao realizarem essa dança de palavras nacomunicação oral, esquecendo-se que têm de tornar essa dança possível também na escrita, desta forma quando pretendem comunicar oralmente utilizam sobretudo bengalas como a linguagem não verbal e para-verbal. Acima de tudo queremos mostrar a especificidade da nossa língua e dar a conhecer que um bom comunicador deve saber falar e escrever ainda melhor. Sabemos que na nossa sociedade existe um fosso enormeentre a comunicação oral e a comunicação escrita e para combater isso devemos aprender a utilizar correctamente a nossa gramática em qualquer situação, sabendo adaptar também a nossa comunicação ao contexto pretendido de forma a entendermos e sermos entendidos pelos restantes interlocutores.
Portanto quando comunicamos oralmente devemos evitar o uso de “bengalas negativas” como o cruzar de braçosentre outros e devemos tomar uma atitude educada, com naturalidade e simpatia, mostrando ao nosso interlocutor carinho e atenção sobre o assunto discutido. Na comunicação escrita esse cuidado é mostrado com o uso de certas e determinadas formas da nossa escrita, como por exemplo o uso do Eufemismo como complemento de uma escrita não agressiva e melodiosa para quem tiver acesso á mesma.Concluindo, a língua é uma das nossas maiores riquezas e enquanto esta for utilizada, o povo contínua vivo. Desta forma devemos então proceder com clareza em qualquer tipo de comunicação, seja oral ou seja escrita, para que as discrepâncias entre estas seja diminuída e para eu haja um melhoramento e enriquecimento da nossa comunicação e da nossa língua qualquer que seja o contexto em causa.II-Agramaticalidades

Antes de iniciarmos a análise dos variadíssimos documentos de que dispomos, devemos definir o que são agramaticalidades e quais os diferentes tipos existentes.
Desta forma considera-se uma agramaticalidade sempre que determinada frase não se encontre bem formada e não obedeça ás regras gramaticais da língua. As agramaticalidades originam a perda de sentido da frase e podem ser...
tracking img