Angiografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A arteriografia ou angiografia é um exame radiológico através do qual se visualiza o interior das artérias do organismo, de forma a avaliar qualquer alteração na parede e diagnosticar doenças como o aneurisma, aterosclerose e más formações. Este exame exige injectar produto de contraste para permitir a visualização.
Apesar de ser um bom meio de diagnóstico, tem as suas limitações. Se a obstrução(entupimento) da artéria for total, o contraste não passa para além da obstrução, não permitindo observar a extensão desta assim como avaliar a parede da artéria a seguir à obstrução.
Realização do exame:
- Geralmente é dado anestesia no local onde vai ser introduzido o cateter (geralmente é na artéria femural – virilha). Em crianças a anestesia poderá ser geral mas de curta duração.
- O exameé realizado por um médico, uma enfermeira e um técnico especializado. A sala onde é feito o exame está preparada com todo o material e medicação necessária para se realizar o exame com segurança.
- Depois de deitar o doente é anestesiado o local de inserção e introduzido o cateter até às artérias e depois injectado o produto de contraste
- No final do exame deve ser feita compressão no localonde esteve o cateter para evitar que sangre. Pode haver necessidade de dar um ponto e depois é feito um penso
- A maior parte dos doentes fica internado para observar se à sangramento ou outras complicações no local da punção.

Riscos do exame:
- Os mais comuns são as reacções alérgicas ao contraste
- Grande sangramento no local da punção
- Reacção vaso-vagal caracterizada pela descida dapressão arterial, transpiração e palidez
- Alterações renais devido à eliminação do contraste
ANGIOPLASTIA
A angioplastia é um procedimento, realizado por um médico especializado na técnica, cujo objectivo é desobstruir ou alargar um vaso sanguíneo, restabelecendo o fluxo sanguíneo.
Este procedimento consiste essencialmente na introdução de um pequeno tubo chamado cateter no fim do qual existe umbalão insuflável. O cateter é inserido através da pele para dentro da artéria, geralmente numa área da virilha onde foi injetado um anestésico local. O doente pode receber também um sedativo para relaxar.

Uma pequena incisão é feita então no local. É passado um fio-guia através do vaso, o qual é usado para guiar o cateter. A parte do cateter que contém o balão insuflável é posicionado no localdo bloqueio. Para saber exatamente onde está a posição do balão, são obtidas imagens radiológicas em tempo real, ou seja, são feitas seqüências de várias imagens. Isto ajuda o cirurgião a posicionar o fio-guia, o cateter e o balão, e localizar as áreas de bloqueio nas artérias. Este procedimento envolve injeção de um meio de contraste que “desenha” a parede da artéria, aparecendo o seu contornoquando as imagens radiológicas são tiradas. Dessa forma o cirurgião poderá ver onde está o bloqueio.

Depois de estar bem posicionado, o balão é inflado. Quando o balão é inflado expande dentro da artéria obstruída. O balão expandido força a abertura do bloqueio empurrando as paredes das artérias para fora. A artéria permanecerá aberta, pois as paredes foram esticadas e alguns dos depósitos naparede foram quebrados. Isto restaura o fluxo sanguíneo através da artéria. Um novo grupo de imagens radiológicas são tiradas após o procedimento para garantir o seu sucesso, se estas imagens confirmarem que a angioplastia restaurou o fluxo sanguíneo, o procedimento termina. Se não, o processo pode ser repetido. Em alguns casos, a angioplastia pode não ser bem sucedida sendo interrompida. Caso issoocorra, outras opções de tratamento devem ser consideradas, tais como cirurgia cardíaca.
Após o procedimento, o paciente é levado para sala de recuperação para ser monitorizado por algumas horas. Geralmente há pouca dor após o procedimento, mas podem ser dados analgésicos se necessário. Em alguns casos o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. Em outras situações, tais como a realização da...
tracking img